Sermão 88 - A Humildade - 2º Cr 26

Pr. Paulino Cordeiro | 12-12-2006 2:11:01

A trajetória de Uzias, 8º século a.C., deixa uma valiosa lição sobre a importância da humildade. Uzias começou bem, respeitava o Senhor e sua palavra, e Deus o abençoou abundantemente. O reino se expandiu e o rei fiel conseguiu dominar seus inimigos de todos os lados. Sua reputação se espalhou a outros países. Uzias se fortaleceu. Então, veio a vaidade:

V. 16 - Uzias era um homem ungido por Deus para conduzir seu povo, porém não era sacerdote e não podia entrar no templo para queimar incenso. Esse papel era exclusivo dos sacerdotes, que serviam no templo.

Uzias, envaidecido, rebelou-se contra Deus, foi fazer o que não era da sua conta.

V. 17-19 - O sacerdote Azarias e 80 outros sacerdotes seguiram Uzias até o templo e condenaram sua rebelião contra as ordenanças de Deus. Uzias enraiveceu-se e imediatamente foi punido por Deus. O rei ficou leproso ali diante do altar de ouro.

V. 20 - Apressadamente o lançaram fora; até ele mesmo se deu pressa em sair, visto que o SENHOR o ferira, sua arrogância.

V. 21 Assim, ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do SENHOR; e Jotão, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra.

Uzias, como o primeiro rei de Israel (Sm 15.17-23), foi derrubado por seu próprio orgulho.

01. Humildade, fundamento para comunhão

Vimos que o Rei Uzias era um ungido por Deus e tinha a unção de Governo/Rei, mas, com orgulho no coração, rebelou-se contra Deus e quis ser, também, sacerdote. Quem sai da unção recebida, deixa de ser humilde e torna-se rebelde a Deus.

As primeiras palavras de Jesus no Sermão do Monte foram: Mateus 5.3 "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus". Ele continuou a pregar mas a maioria da multidão ouvinte não entendeu porque não aceitaram as primeiras Palavras

  • Ainda hoje, a maior parte da mensagem da Salvação cai em ouvidos surdos e arrogantes que não querem se humilhar e aceitar Jesus como Senhor, em tudo.

  • Assim como Deus foi radical com Uzias e tantos outros, continua sendo, Ele não abre uma porta extra para entrarem os arrogantes e rebeldes ou os "quase" humildes.

  • Deus não negocia - Mt 23.12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.

  • Miquéias 6:8 - Deus aceita exclusivamente os humildes. Uma geração depois de Uzias, o profeta Miquéias falou as palavras de Deus: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus". As Escrituras deixam perfeitamente claro que não há outra maneira de caminhar com Deus. Ou andamos humildemente com nosso Deus, ou não andamos de modo nenhum com ele!

  • Fp 2.3-8 - Jesus é o maior exemplo da humildade voluntária.

  • Jo 13.1-17 - Outro exemplo tocante, quando os discípulos discutiam quem seria o maior, um pouco antes da última Páscoa. "Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas cousas, bem-aventurados sois se as praticardes" (João 13.12-17).

  • Tiago diz: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós... Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará" (Tiago 4.6-10).

02. Arrogância, fundamento para a perdição

Olhe para orgulho de Uzias: Rebeldia ás ordenanças de Deus - Punição de Deus - Deus tirou a unção de Rei.

  • O humilde serve, aqueles que são arrogantes e egoístas querem ser servidos e não servir.

Os orgulhoso quer e cobiça a unção e a influência de outros. Este foi o problema que Arão e Miriã tiveram em Números 12, e o mesmo pecado que custou as vidas de quase 15.000 pessoas, em Números 16.

  • O orgulhoso não aceita a verdade, pensa que já conhece as respostas, e não quer depender de ninguém, nem mesmo do próprio Deus. A arrogância também impede o entendimento da Bíblia.

  • Sem humildade, não reconheceremos os nossos próprios defeitos e pecados - 1º Samuel 15.20-21.

  • Pv 15.31-33 orgulho não aceita correção: "Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios têm a sua morada. O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento. O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra." Provérbio 12.1 é mais direto: "Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido."

  • Arrogância é ima barreira para a salvação, quer manipular até Deus.

  • Tg 4.6 - A arrogância é inimiga de Deus: ...Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

  • Tg 4.10 - Deus rejeita os orgulhosos e exalta os humildes.

03. Como se fundamentar a humildade:

Se a humildade é fundamento para a salvação, deveremos buscar esta qualidade de vida. Vejamos:

  • Rm 12.10; Ef 4.2-3; Fp 2.3-4 - Devemos procurar o melhor nos outros, e buscar servir os outros como Jesus fez.

  • Lc 17.10 - Não devemos pensar que somos importantes.

  • Rm 12.3-8 - Cada um deve usar sua capacidade, porém não devemos pensar que somos melhores do que outros.

  • Tg 4.10 - Não devemos esperar que outros nos humilhem. A obediência é uma humildade voluntária, não a humilhação forçada.

  • Sempre que estivermos tentados a pensar que somos grandes e importantes, devemos parar para contemplar a grandeza e a majestade de Deus. Comparados com o Criador e Sustentador do Universo, somos frágeis e insignificantes. O Salmo 8.3,4,9, nos faz recolher na insignificância rapidamente!

Conclusão

  • DT 32.39 - Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.

  • Tg 4.10 - "Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará".

                 Pr. Paulino Cordeiro