Sermão 88 - A Humildade - 2º Cr 26
Pr. Paulino Cordeiro | 12-12-2006 2:11:01A trajetória de Uzias, 8º século a.C., deixa uma valiosa lição sobre a importância da humildade. Uzias começou bem, respeitava o Senhor e sua palavra, e Deus o abençoou abundantemente. O reino se expandiu e o rei fiel conseguiu dominar seus inimigos de todos os lados. Sua reputação se espalhou a outros países. Uzias se fortaleceu. Então, veio a vaidade:
V. 16 - Uzias era um homem ungido por Deus para conduzir seu povo, porém não era sacerdote e não podia entrar no templo para queimar incenso. Esse papel era exclusivo dos sacerdotes, que serviam no templo.
Uzias, envaidecido, rebelou-se contra Deus, foi fazer o que não era da sua conta.
V. 17-19 - O sacerdote Azarias e 80 outros sacerdotes seguiram Uzias até o templo e condenaram sua rebelião contra as ordenanças de Deus. Uzias enraiveceu-se e imediatamente foi punido por Deus. O rei ficou leproso ali diante do altar de ouro.
V. 20 - Apressadamente o lançaram fora; até ele mesmo se deu pressa em sair, visto que o SENHOR o ferira, sua arrogância.
V. 21 Assim, ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do SENHOR; e Jotão, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra.
Uzias, como o primeiro rei de Israel (Sm 15.17-23), foi derrubado por seu próprio orgulho.
01. Humildade, fundamento para comunhão
Vimos que o Rei Uzias era um ungido por Deus e tinha a unção de Governo/Rei, mas, com orgulho no coração, rebelou-se contra Deus e quis ser, também, sacerdote. Quem sai da unção recebida, deixa de ser humilde e torna-se rebelde a Deus.
As primeiras palavras de Jesus no Sermão do Monte foram: Mateus 5.3 "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus". Ele continuou a pregar mas a maioria da multidão ouvinte não entendeu porque não aceitaram as primeiras Palavras
Ainda hoje, a maior parte da mensagem da Salvação cai em ouvidos surdos e arrogantes que não querem se humilhar e aceitar Jesus como Senhor, em tudo.
Assim como Deus foi radical com Uzias e tantos outros, continua sendo, Ele não abre uma porta extra para entrarem os arrogantes e rebeldes ou os "quase" humildes.
Deus não negocia - Mt 23.12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.
Miquéias 6:8 - Deus aceita exclusivamente os humildes. Uma geração depois de Uzias, o profeta Miquéias falou as palavras de Deus: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus". As Escrituras deixam perfeitamente claro que não há outra maneira de caminhar com Deus. Ou andamos humildemente com nosso Deus, ou não andamos de modo nenhum com ele!
Fp 2.3-8 - Jesus é o maior exemplo da humildade voluntária.
Jo 13.1-17 - Outro exemplo tocante, quando os discípulos discutiam quem seria o maior, um pouco antes da última Páscoa. "Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas cousas, bem-aventurados sois se as praticardes" (João 13.12-17).
Tiago diz: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós... Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará" (Tiago 4.6-10).
02. Arrogância, fundamento para a perdição
Olhe para orgulho de Uzias: Rebeldia ás ordenanças de Deus - Punição de Deus - Deus tirou a unção de Rei.
O humilde serve, aqueles que são arrogantes e egoístas querem ser servidos e não servir.
Os orgulhoso quer e cobiça a unção e a influência de outros. Este foi o problema que Arão e Miriã tiveram em Números 12, e o mesmo pecado que custou as vidas de quase 15.000 pessoas, em Números 16.
O orgulhoso não aceita a verdade, pensa que já conhece as respostas, e não quer depender de ninguém, nem mesmo do próprio Deus. A arrogância também impede o entendimento da Bíblia.
Sem humildade, não reconheceremos os nossos próprios defeitos e pecados - 1º Samuel 15.20-21.
Pv 15.31-33 orgulho não aceita correção: "Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios têm a sua morada. O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento. O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra." Provérbio 12.1 é mais direto: "Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido."
Arrogância é ima barreira para a salvação, quer manipular até Deus.
Tg 4.6 - A arrogância é inimiga de Deus: ...Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Tg 4.10 - Deus rejeita os orgulhosos e exalta os humildes.
03. Como se fundamentar a humildade:
Se a humildade é fundamento para a salvação, deveremos buscar esta qualidade de vida. Vejamos:
Rm 12.10; Ef 4.2-3; Fp 2.3-4 - Devemos procurar o melhor nos outros, e buscar servir os outros como Jesus fez.
Lc 17.10 - Não devemos pensar que somos importantes.
Rm 12.3-8 - Cada um deve usar sua capacidade, porém não devemos pensar que somos melhores do que outros.
Tg 4.10 - Não devemos esperar que outros nos humilhem. A obediência é uma humildade voluntária, não a humilhação forçada.
Sempre que estivermos tentados a pensar que somos grandes e importantes, devemos parar para contemplar a grandeza e a majestade de Deus. Comparados com o Criador e Sustentador do Universo, somos frágeis e insignificantes. O Salmo 8.3,4,9, nos faz recolher na insignificância rapidamente!
Conclusão
DT 32.39 - Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.
Tg 4.10 - "Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará".