Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
GOVERNO - Juízes 9.1-15 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Naquele tempo o governo era Teocrático, Deus governava através de Juízes. Não havia uma estrutura política, dependiam em tudo do governo de Deus, através de homens santos e sábios.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 19.6). 

Gideão (Juízes 6.32) foi um abençoado Juiz de Israel, libertou os Israelitas das mãos dos amalequitas, destruiu todos os ídolos que eram uma herança maldita, deixada pelo seu pai. Foi tão abençoado no seu governo que o povo quis transformá-lo em Rei, sendo que não aceitou, pois só os povos ímpios tinham reis sobre si. Mas, após a sua morte, seu filho Abimeleque se candidatou ao reinado, em Siquém, e matou os seus próprios irmãos para tornar-se único candidato. Porém, Jotão, o irmão mais novo, conseguiu escapar e proferiu esta parábola no alto do Monte Gerizim, em Siquém, como advertência ao povo de Deus - v.1-7.

01. A Oliveira - Unção - Juízes 9.7-9

Oliveira produz o óleo da unção de Deus, aponta para o derramamento do Espírito Santo com seus Dons, e também para a comunhão da Igreja.

Avisado disto, Jotão foi, e se pôs no cimo do monte Gerizim, e em alta voz clamou, e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós outros. Foram, certa vez, as árvores ungir para si um rei e disseram à oliveira: Reina sobre nós. Porém a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? - Juízes 9.7-9.

A oliveira representa as pessoas chamadas e capacitadas por Deus, mas, não se colocam a serviço no Reino de Deus para ajudarem outras pessoas. São pessoas que caem na tentação que Pedro caiu querendo armar tendas para ficar só na Glória e na Unção (Mateus 17.4), longe dos problemas.

02. A Figueira - Paz e Prosperidade - Juízes 9.10-11

Miquéias profetizou: Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse - Miquéias 4.4.

Representa paz e prosperidade, era abundante e muito apreciada pelo povo, grande fonte de alimento, tornou-se símbolo de Israel.

Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores? - Juízes 9.10-11.

A figueira também representa aquelas pessoas chamadas e capacitadas por Deus, que preferem ficar descansando no berço esplêndido da Paz e da Prosperidade, e não se colocam a serviço de Deus para ajudarem aos outros.

03. A Videira - Alegria, Celebração - v. 12-13

A videira produz o vinho da celebração da alegria e da aliança. É outro forte símbolo para Israel e, em Jesus, como Redenção para todos os povos (João 15).

Então, disseram as árvores à videira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores?

A Videira, também representa aquelas pessoas chamadas e capacitadas por Deus, que preferem ficar na alegria e na celebração da salvação, mas não se colocam a serviço de Deus para ajudarem aos outros.

04. O Espinheiro - v.14-15

Havia muitos espinheiros naquela terra, mais de 200 tipos, de forma que tornava-se grave ameaça, pois, eram plantas rasteiras, sem folhas e sem frutos e uma pequena fagulha de fogo poderia produzir rápido incêndio (Salmo 58.9; 118.12) e destruir os majestosos cedros. Os espinheiros são conseqüência do pecado (Gênesis 3.18). 

Então, todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. Respondeu o espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano - Juízes 9.14-15 (v.20).

O Espinheiro produz somente aquilo que é contra a Unção, a Prosperidade e a Alegria dos outros. É aquilo que é mau e não dá frutos bons. É a personificação da mentira, não tem sombra, pode parecer bom, mas é falso.  

O espinheiro, quando recebe liberdade para se manifestar, é como fogo que queima, causa danos até aos imponentes CEDROS, isto é, causa danos à Obra e aos mais elevados valores dentro da Igreja.

Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas - Lc 6.44.  

Conclusão

A pessoa que aceita o governo do espinheiro se torna como ele, isto é, sua sombra é falsa, não tem Unção, Prosperidade e Alegria, seus frutos são amargos, só serve para ser queimado pelo Juízo de Deus. Miquéias 7.3-4 diz que o espinheiro só produz o que não presta e o destino é Juízo de Deus.

Precisamos ser Oliveira, Figueira ou Videira, disponíveis para o Governo de Deus, se não nos colarmos a serviço de Deus o espinheiro se colocará e reinará sobre nós, causando grandes queimadas na Obra de Deus.

Abimeleque foi o espinheiro que causou grandes danos às pessoas, até que foi consumido pelo Juízo de Deus.

Disse Ezequias: Filhos meus, não sejais negligentes, pois o SENHOR vos escolheu para estardes diante DELE para O servirdes, para serdes seus ministros e queimardes incenso - 2º Crônicas 29.11.

João 15.5.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 16.08.2009 e 06.05.2017.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse de Filhos

·Tem Pão Velho?
·Deus quer tudo!!!
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.029 segundos