Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
É NECESSÁRIO RETORNAR – Gênesis 12.1-13.4 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Quando estamos perdidos, nosso maior desejo é encontrar o caminho certo, entendemos que é necessário retornar ao lugar seguro de onde saímos.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.8).

Abrão ouvindo a voz de Deus saiu de Harã rumo a uma terra prometida, mas na sua primeira dificuldade buscou sua própria solução, desviando-se da rota ideal, descendo para o Egito. Não consultou a Deus, o que lhe causou sérios problemas.

Após muita humilhação nas mãos do ímpio Faraó, sendo expulso do Egito, entendeu ser necessário retornar para o caminho certo. Toda vez que um Crente sai da vontade de Deus, é necessário retornar porque fora da vontade de Deus é só humilhação.

01. Quando damos um jeitinho na vontade de Deus

Abrão saiu de Harã e foi para Siquém, aproximadamente 640 km. Saiu da sua área de segurança, deixando sua terra e sua parentela com base unicamente na promessa de Deus.

Gênesis 12.4: Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

Diante da primeira dificuldade ele vacila e vai mentir ao Faraó, negociar a sua linda esposa para garantir sua vida e ganhar riquezas.

Gênesis 12.10-16: Havia fome naquela terra; desceu, pois, Abrão ao Egito, para aí ficar, porquanto era grande a fome na terra. Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência; os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida. Tendo Abrão entrado no Egito, viram os egípcios que a mulher era sobremaneira formosa. Viram-na os príncipes de Faraó e gabaram-na junto dele; e a mulher foi levada para a casa de Faraó. Este, por causa dela, tratou bem a Abrão, o qual veio a ter ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos.

Abrão não confiou na provisão Divina e resolveu dar um jeitinho. Desviou-se da fé na Palavra de Deus, armou-se de astúcia e mentira.

Jeremias 17.5: Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!

Quando a nossa confiança já não está no Senhor, corremos sérios riscos, é necessário retornar ao SENHOR Deus.

Gênesis 12.17-20: Porém o SENHOR puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Chamou, pois, Faraó a Abrão e lhe disse: Que é isso que me fizeste? Por que não me disseste que era ela tua mulher? E me disseste ser tua irmã? Por isso, a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis a tua mulher, toma-a e vai-te. E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, a sua mulher e a tudo que possuía.

Quando estamos no pecado, negamos a provisão e a proteção Divina, daí as consequências do pecado alcançam também as pessoas ligadas a nós e as outras envolvidas no pecado.

02. Quando paramos de fazer culto a Deus    

Abrão era um adorador, estava sempre na presença de Deus, erguia altares para fazer culto. Altar é lugar de oferecer o que é devido ao Deus Vivo, é lugar de revelação.

Gênesis 12.7-8: Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.

Antes de descer para o Egito Abrão era um adorador, mas, lá no Egito não havia altares, havia um povo pecaminoso e idólatra, consequentemente não havia comunhão santa, culto ao Deus Vivo e revelação.

A comunhão com o mundo esfria o amor a Deus. Abrão fez "um altar" no Egito, mas foi para ele mesmo, um altar para humilhação de sua esposa, para obter segurança e riquezas.

Sempre que pecamos e deixamos de prestar Culto ao Deus Vivo, É NECESSÁRIO RETORNAR à comunhão santa e acabar com o jeitinho do diabo.

Gênesis 13.1-4: Saiu, pois, Abrão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher e tudo o que tinha, e Ló com ele. Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro. Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai, até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do SENHOR.

Quando um Crente peca é necessário retornar ao altar de Deus, com arrependimento e confissão de pecados, para ser restaurado na comunhão santa.        

03.  Quando nos desviamos do compromisso com Deus

Gênesis 12.1-3: Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Deus chamou Abrão para ser benção para todas as famílias da terra. O projeto é grandioso, mas vacilou diante da dificuldade, colocou-se no lugar de Deus, alterando o projeto de Deus.

Você tem alterado algum projeto de Deus na tua vida?

Será que a fome que assola um povo poderá ser maior do que o Deus Vivo, será que um problema pessoal é maior que o Deus Vivo?

Será que compensa desviar-se da vontade de Deus?

Fica bem claro que Abrão ignorou o compromisso com Deus, de ser uma bênção para todas as famílias da terra.

Ele quebrou o compromisso e a aliança com Deus.

- Deveria ser benção e foi maldição.

- Deveria ser obediente e foi rebelde,

Quando Deus nos salvou Ele nos incluiu em seu grandioso projeto de salvar o mundo, de alcançar cada ser humano para o Seu Reino.

Jo 15.16: Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Somos escolhidos de Deus, É NECESSÁRIO RETORNAR quando nos desviamos do compromisso com Deus. É necessário retornar todas as vezes que deixarmos o pecado interferir no Plano de Deus. Façamos como Abrão e retornemos ao altar de Misericórdia para purificação dos pecados, no Sangue do Senhor Jesus.

Conclusão

Se Abrão não tivesse retornado do caminho errado ficaríamos com uma herança maldita, mas Graças a Deus que ele se arrependeu e retornou para o caminho certo, deixando a nós uma herança bendita:

Gálatas 3.8-9: Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o Crente Abraão.

Como os crentes de Éfeso (Ap 2.5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras), Abrão havia abandonado o primeiro amor, estava caído e iludido com as riquezas do mundo. Graças a Deus que Abrão se arrependeu e todos os povos são herdeiros da mesma benção.

Você está precisando fazer algum tipo de retorno?

É NECESSÁRIO RETORNAR SEMPRE QUE PECAMOS!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 15.01.2006 - 06.07.2014 - 27.08.2016.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Familiar

·Estudo 07 - Salvação - O que significa Salvação na Bíblia
·Estudo 06 - Salvação - O que significa Salvação na Bíblia
·Estudo 05 - Salvação - O que significa salvação na Bíblia
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.024 segundos