Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
É NECESSÁRIO RETORNAR – Gênesis 12.1-13.4 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Quando estamos perdidos, nosso maior desejo é encontrar o caminho certo, entendemos que é necessário retornar ao lugar seguro de onde saímos.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.8).

Abrão ouvindo a voz de Deus saiu de Harã rumo a uma terra prometida, mas na sua primeira dificuldade buscou sua própria solução, desviando-se da rota ideal, descendo para o Egito. Não consultou a Deus, o que lhe causou sérios problemas.

Após muita humilhação nas mãos do ímpio Faraó, sendo expulso do Egito, entendeu ser necessário retornar para o caminho certo. Toda vez que um Crente sai da vontade de Deus, é necessário retornar porque fora da vontade de Deus é só humilhação.

01. Quando damos um jeitinho na vontade de Deus

Abrão saiu de Harã e foi para Siquém, aproximadamente 640 km. Saiu da sua área de segurança, deixando sua terra e sua parentela com base unicamente na promessa de Deus.

Gênesis 12.4: Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

Diante da primeira dificuldade ele vacila e vai mentir ao Faraó, negociar a sua linda esposa para garantir sua vida e ganhar riquezas.

Gênesis 12.10-16: Havia fome naquela terra; desceu, pois, Abrão ao Egito, para aí ficar, porquanto era grande a fome na terra. Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência; os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida. Tendo Abrão entrado no Egito, viram os egípcios que a mulher era sobremaneira formosa. Viram-na os príncipes de Faraó e gabaram-na junto dele; e a mulher foi levada para a casa de Faraó. Este, por causa dela, tratou bem a Abrão, o qual veio a ter ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos.

Abrão não confiou na provisão Divina e resolveu dar um jeitinho. Desviou-se da fé na Palavra de Deus, armou-se de astúcia e mentira.

Jeremias 17.5: Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!

Quando a nossa confiança já não está no Senhor, corremos sérios riscos, é necessário retornar ao SENHOR Deus.

Gênesis 12.17-20: Porém o SENHOR puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Chamou, pois, Faraó a Abrão e lhe disse: Que é isso que me fizeste? Por que não me disseste que era ela tua mulher? E me disseste ser tua irmã? Por isso, a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis a tua mulher, toma-a e vai-te. E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, a sua mulher e a tudo que possuía.

Quando estamos no pecado, negamos a provisão e a proteção Divina, daí as consequências do pecado alcançam também as pessoas ligadas a nós e as outras envolvidas no pecado.

02. Quando paramos de fazer culto a Deus    

Abrão era um adorador, estava sempre na presença de Deus, erguia altares para fazer culto. Altar é lugar de oferecer o que é devido ao Deus Vivo, é lugar de revelação.

Gênesis 12.7-8: Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.

Antes de descer para o Egito Abrão era um adorador, mas, lá no Egito não havia altares, havia um povo pecaminoso e idólatra, consequentemente não havia comunhão santa, culto ao Deus Vivo e revelação.

A comunhão com o mundo esfria o amor a Deus. Abrão fez "um altar" no Egito, mas foi para ele mesmo, um altar para humilhação de sua esposa, para obter segurança e riquezas.

Sempre que pecamos e deixamos de prestar Culto ao Deus Vivo, É NECESSÁRIO RETORNAR à comunhão santa e acabar com o jeitinho do diabo.

Gênesis 13.1-4: Saiu, pois, Abrão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher e tudo o que tinha, e Ló com ele. Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro. Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai, até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do SENHOR.

Quando um Crente peca é necessário retornar ao altar de Deus, com arrependimento e confissão de pecados, para ser restaurado na comunhão santa.        

03.  Quando nos desviamos do compromisso com Deus

Gênesis 12.1-3: Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Deus chamou Abrão para ser benção para todas as famílias da terra. O projeto é grandioso, mas vacilou diante da dificuldade, colocou-se no lugar de Deus, alterando o projeto de Deus.

Você tem alterado algum projeto de Deus na tua vida?

Será que a fome que assola um povo poderá ser maior do que o Deus Vivo, será que um problema pessoal é maior que o Deus Vivo?

Será que compensa desviar-se da vontade de Deus?

Fica bem claro que Abrão ignorou o compromisso com Deus, de ser uma bênção para todas as famílias da terra.

Ele quebrou o compromisso e a aliança com Deus.

- Deveria ser benção e foi maldição.

- Deveria ser obediente e foi rebelde,

Quando Deus nos salvou Ele nos incluiu em seu grandioso projeto de salvar o mundo, de alcançar cada ser humano para o Seu Reino.

Jo 15.16: Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Somos escolhidos de Deus, É NECESSÁRIO RETORNAR quando nos desviamos do compromisso com Deus. É necessário retornar todas as vezes que deixarmos o pecado interferir no Plano de Deus. Façamos como Abrão e retornemos ao altar de Misericórdia para purificação dos pecados, no Sangue do Senhor Jesus.

Conclusão

Se Abrão não tivesse retornado do caminho errado ficaríamos com uma herança maldita, mas Graças a Deus que ele se arrependeu e retornou para o caminho certo, deixando a nós uma herança bendita:

Gálatas 3.8-9: Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o Crente Abraão.

Como os crentes de Éfeso (Ap 2.5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras), Abrão havia abandonado o primeiro amor, estava caído e iludido com as riquezas do mundo. Graças a Deus que Abrão se arrependeu e todos os povos são herdeiros da mesma benção.

Você está precisando fazer algum tipo de retorno?

É NECESSÁRIO RETORNAR SEMPRE QUE PECAMOS!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 15.01.2006 - 06.07.2014 - 27.08.2016.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse de Filhos

·Tem Pão Velho?
·Deus quer tudo!!!
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.027 segundos