Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
RESPONSABILIDADES – Efésios 5.22-33 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Podemos dizer que no exercício da responsabilidade colocamos em ação uma lei imutável de respondermos pelos resultados das nossas obras, sejam boas ou ruins.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.9).

O apóstolo Paulo faz uma analogia entre o casamento e o corpo de Cristo para exortar a Igreja sobre suas responsabilidades; todavia quero ressaltar que em se tratando de responsabilidades sempre há algum tipo de casamento com o que é bom ou com o que mau. 

01. Da Esposa

Esposas responsáveis...

As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido...

Também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido...

Sejam submissas: trata-se de uma sujeição apoiada no amor recíproco; o entendimento se amplia nos versículos 25-33, apontando para Cristo e a Igreja.

Ninguém escapa de ter que sujeitar-se a alguém, por mais elevada que seja a sua autoridade, até presidentes e reis têm que prestar contas aos diversos "políticos", ao povo e principalmente a Deus, portanto não é estranho Deus ter colocado a mulher submissa ao marido e ambos a Cristo.

Quando a esposa é submissa há equilíbrio no lar, filhos são bem educados e recebem bom caráter. Uma esposa submissa torna-se um poderoso instrumento de Deus para manter a ordem na família e na sociedade.        

02. Do Esposo

O marido tem a valiosa responsabilidade de ser cabeça na condução da esposa e de todas as coisas ligadas a família.

O marido é o cabeça da mulher...

Maridos, amai vossa mulher...

Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a Igreja.

O padrão de responsabilidade do esposo com sua esposa deve ser como também Cristo o faz com a Igreja, a alimenta e dela cuida.

03. Da Igreja

Assim como a esposa deve ser submissa, a Igreja tem a responsabilidade de ser submissa a Jesus para que haja ordem no Corpo de Cristo.

As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.

Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo...

O mistério de Gênesis 2.24 aqui fica revelado: Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.

Deus criou a primeira família e ordenou que houvesse unidade, o mesmo princípio de unidade para manter a ordem entre Deus e seu povo. O princípio para manter a ordem na Igreja é a submissão a Deus e sua Palavra. A vitória vem pela submissão (Tiago 4.7).

04. Do Senhor Jesus

A responsabilidade do Senhor Jesus é tremenda, Ele é o único salvador, somente Ele sustenta a Igreja, sua esposa.

Também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.

Está perdido quem não se sujeita a Cristo no governo de sua vida, pois, somente Ele pode salvar o corpo.

Também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.

Desde os tempos mais antigos a noiva recebe um tratamento especial, uma limpeza completa, para ser entregue ao seu noivo; agora vemos que o próprio noivo, Jesus, é quem prepara a noiva banhando-a na Palavra salvadora, para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa.

Disse Jesus aos seus seguidores: Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado - João 15.3.

Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo.

O mistério já está revelado, Cristo já colocou à disposição da Igreja uma limpeza completa, pela Palavra, para fazer da noiva a sua esposa submissa, obediente.

Conclusão

Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido - Efésios 5.31-33.

Gênesis 2.24 recebe uma Divina revelação ao ser entendido como o relacionamento entre Cristo e a igreja, que por sua vez é o perfeito modelo da relação entre o marido e esposa.

Eis uma bela exortação de Tiago, irmão de Jesus, quanto as responsabilidades das pessoas: Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé - Gálatas 6.7-10.

Como você tem agido no exercício das responsabilidades?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 21.02.2016 - manhã.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Infantil

·Pra onde ir?
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.024 segundos