Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
DUAS ÁRVORES – Gênesis 2.9 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

No reino vegetal temos árvores nutritivas que fortalecem a vida e dão saúde, mas, também temos árvores que produzem folhas e frutos venenosos que matam. Assim acontece no mundo espiritual, pois, cada pessoa pode escolher alimento que fortalece a vida ou que mata.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de mb 4.5).

Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento - Gênesis 2.9ª.

A diversidade parece muito grande, por esta razão precisamos estar vigilantes para percebermos que, na verdade, temos apenas dois tipos de alimentos; o bom alimento que fortalece á vida ou o mau alimento que destrói a vida.

01. A Árvore da Vida

No Jardim do Éden, as outras árvores davam alimento bom para a saúde, mas, a Árvore da Vida tinha a função de conservar o homem eternamente vivo no Paraíso. Podemos entender que esta árvore era uma árvore espiritual que sustentava na obediência e na comunhão com o próprio Deus.

Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim.

No Paraíso havia liberdade para comer da Árvore da Vida, com o pecado da desobediência essa árvore fica proibida e guardada por poderosos anjos de Deus:

Gn 3.22-24: Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.

Na nova aliança, os remidos no Sangue do Cordeiro têm acesso livre a Árvore da Vida e o direito à vida eterna no paraíso celestial, através de Jesus: Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos - Ap 22.1-2.

Os frutos da Árvore da Vida representam o amor e os cuidados de Deus na vida daqueles que O amam e obedecem aos seus Mandamentos. 

Enquanto estamos aqui na terra, expulsos do Jardim do Éden, sofremos as agressões do mundo, mas resta-nos um consolo, Jesus Cristo tem um lugar preparado para os filhos de Deus no Paraíso Celestial: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também

02. A Árvore da Morte

Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento (...) e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Árvore da ciência).

O Senhor Deus deixou muito claro ao primeiro homem para que não comesse da árvore proibida: E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás - Gênesis 2.16-17.

Satanás tem uma astúcia milenar para induzir as pessoas a brincarem com a morte, levando os menos vigilantes a desobediência que mata como aconteceu no Paraíso. Ele diz: Não é bem assim como Deus manda, você pode fazer diferente e levar vantagem; veja bem, afinal de contas você é inteligente, este é o jeitinho... (Gênesis 3.1-7).

Ordens são dadas para serem obedecidas e sem questioná-las, pois, ao murmurar contra uma ordem a "serpente" entra com a sua solução maligna.

De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação - Romanos 13.2.

A árvore do conhecimento do bem e do mal era intocável, proibida e restando a morte para quem dela comesse. A condenação não vem aleatoriamente sobre uma pessoa, é consequência de rebeldia e oposição à autoridade estabelecida.

No Jardim do Éden as pessoas tinham direito a todos os prazeres na presença de Deus, mas, ao se apropriarem e comerem do fruto da Árvore do conhecimento do bem e do mal veio a Morte. Quando nos apropriamos de qualquer coisa que desagrade a Deus recai sobre nós o merecido castigo e as consequências do pecado. Quem se alimenta daquilo que é proibido está buscando a morte.

Nunca questione a Palavra de Deus e seus Mandamentos, como Adão e Eva, pois a rebeldia leva as pessoas a alimentarem-se espiritualmente, fisicamente e intelectualmente daquilo que mata.

Conclusão

Só temos duas fontes para nos alimentar: Comer da Árvore da Morte com Adão ou comer da Árvore da Vida com Jesus.

Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só (Jesus), muitos se tornarão justos - Romanos 5.17-19.

No pecado de adão resta a morte para todos, entretanto na morte e ressurreição do Senhor Jesus, aceitando-O como nosso Senhor e Salvador, temos direito a Árvore da Vida.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 04.07.2015 - Noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Jovem

·Vais aceitar o conselho?
·Não é engraçado?
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.024 segundos