Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
NÃO VOS ENGANEIS - Tiago 1.12-18 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Tiago, irmão de Jesus, faz uma breve e muito clara explanação sobre provação e pecado e adverte: Não vos enganeis, meus amados irmãos.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.8mb).

Desde os tempos mais antigos, as pessoas sofrem as consequências do pecado porque se deixam seduzir pela astúcia do maligno, negando a Salvação de Deus em Cristo Jesus.

01. A provação gera crescimento

Até hoje as competições são chamadas de provas de atletismos, podemos notar que Tiago está fazendo uma analogia para que todos entendam.

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam - Tiago 1.12.

Como suportar a provação? - Com perseverança. Provação é uma situação de aflição ou sofrimento a ser vivenciada sem desanimar.

Até quando devemos suportar a provação? Até sermos aprovados. Tiago está comparando o Crente com um atleta que corre vigorosamente até completar a carreira (2ª Timóteo 4.7-8 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.).

O que ganha quem é aprovado? Depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida. (2ª Timóteo 4.8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.).

O objetivo final do atleta é a vitória, entretanto é vital perseverar para crescer e vencer.

02. O pecado gera a morte

No sentido espiritual, morte é estar separado de Deus (Mateus 13.49-50; 25.41; Lucas 16.26), e a segunda morte é estar separado de Deus para sempre (Apocalipse 20.6,14).

Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte - Tiago 1.13-16.

Quem tenta os filhos de Deus? O tentador, satanás o diabo - Mateus 4.3-11.

Como age o tentador? Ele atrai e seduz pela cobiça, ou seja, por um desejo ardente de possuir o que lhe é proibido ou não é de seu direito (Êx 20.17; Ef 5.3; 1ª Timóteo 6.10).

Onde nasce o pecado? Através da cobiça quando a pessoa deixa o diabo implantar na sua alma um forte desejo de possuir o que não lhe é permitido.

Qual é a consequência do pecado? Uma vez consumado, gera a morte. Tiago está falando da morte espiritual, todavia, na maioria das mortes precoces naturais ou acidentais é consequência de morte espiritual.

Outra vez Tiago abre o entendimento das pessoas com uma analogia, agora compara a sedução de satanás com a fecundação, gestação e parto de uma mulher para explicar o processo que conduz a morte.

03. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto

A origem de todas as bênçãos está em Deus: Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus - Colossenses 3.1.

Quem é o doador de todas as bênçãos, boas dádivas?

Não vos enganeis, meus amados irmãos.  Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança - Tiago 1.16-17.

Tiago está dizendo que o doador de todas as bênçãos é o Deus Todo Poderoso, imutável, Pai das luzes, ou seja, é a Luz maior: Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos - Apocalipse 22.5.

Qual é a maior benção na vida de um Crente?

Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela Palavra da Verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas - Tiago 1.18.

Efésios 1.3 e 13: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo..., em quem também vós, depois que ouvistes a Palavra da Verdade, o Evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa.

A maior benção na vida de uma pessoa é a salvação de Deus, pois acontece o Novo Nascimento quando somos gerados pela Palavra da Verdade e também somos selados com o Espírito Santo de Deus.

Conclusão

Tiago faz um forte apelo aos irmãos: Não vos enganeis!

Ele esclarece sobre a provação, sobre o pecado e que Deus é imutável, "não pode existir variação", sendo a única fonte de todas as bênçãos. Mas ele está focado na benção maior, a salvação em Jesus Cristo. Ele ensina que a salvação vem de Deus para quem aceita a Palavra da Verdade.

Colossenses 1.3-6: Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela Palavra da Verdade do evangelho, que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade.

Não vos enganeis!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 21.12.2014 - Noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse do Casal

·Curso Família Abençoada
·Lençol Sujo
·Inteligência Sobrenatural - Fé
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.024 segundos