Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
UM CRENTE EM CRISE – 1º Reis 19.1-18 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Elias havia matado 450 profetas de Baal e 400 profetas do poste-ídolo; orou e veio grande chuva após uma seca de três anos e meio (1º Reis 18.19-45).

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 7.5mb).

Correu à frente do carro de Acabe cerca de 25 km (1º Reis 18.46), mas ao chegar a Jezreel, Elias soube que Jezabel tencionava matá-lo (1º Reis 19.1-2) e esta ameaça conduziu o profeta a uma profunda crise depressiva.

Sempre que nos vemos ameaçados, somos tentados a assumir atitudes semelhantes. A ameaça pode ser a possibilidade de falência, o término de um namoro, uma perda qualquer, fracasso no trabalho, a intriga de um vizinho uma enfermidade e, até mesmo, um trabalho de macumba feito contra você.

É inacreditável que um homem tão bem sucedido como Elias viesse a se acovardar por uma tão insignificante ameaça. Ele tinha obtido vitória em situações imensamente mais difíceis. E lá estava Elias numa caverna, em profunda crise de medo e insegurança.

01. Quais as ameaças que conduzem à crise?

Costumo dizer que a crise deve ser tratada como um limão. O limão é intragável, mas, com alguns cuidados resulta numa excelente limonada. Semelhantemente, se olharmos a crise e tomarmos todos os cuidados necessários, sairemos dela fortalecidos.

1º Reis 19.1-2 - Emprestar os ouvidos a  mensageiros das trevas: ... Jezabel mandou um mensageiro a Elias...

1º Reis 19.3 - Medo e preocupação com a vida material: Ficou com medo e levantou-se para salvar sua vida. Quando o "EU" fica em primeiro lugar aí é que estamos verdadeiramente ameaçados.

1º Reis 19.3 - Rejeitar a comunhão com os irmãos: Já havia abandonado a todos, agora, deixou Elizeu, o seu moço. Tudo ia muito mal, Elias afastou-se dos irmãos, dos amigos. O afastamento e isolamento produz depressão.

1º Reis 19.4 - Fuga do problema: Ele mesmo, porém, se foi ao deserto.

1º Reis 19.4 - Desanimo e depressão: Pediu para si a morte.

A vida perde o sabor, perde o sentido, quando "EU" sou a prioridade. Quando o indivíduo perde a intrepidez, pára de sonhar, já está atravessando o deserto rumo a uma "caverna espiritual", rumo a morte.

02. O que seria uma caverna?

Muitas espécies de animais e plantas instintivamente hibernam, é o chamado sono hibernal, mudando totalmente de comportamento e expondo-se a certos riscos, pois ficam sem ação. Assim acontece com certos Crentes diante das crises, por falta de discernimento, ficam sem ação e procuram "árvores ou cavernas" pedindo para morrer; e querem morrer lentamente embaixo de uma "frondosa árvore" ou numa "caverna bem segura".

1º Reis 19.2 - Mania de perseguição:

São as pessoas que só vêm sombras inimigas e as ameaças não lhe saem da memória, têm medo de tudo, todo o mundo é culpado pelo seu fracasso. Estava com medo do espírito de Jezabel, uma prostituta rebelde que depois foi lançada pelo muro de seu palácio e devorada pelos cães. Quem cai nessa mania de perseguição deixa Deus fora de sua vida.

1º Reis 19.8 - Fuga religiosa:

A caverna era em Horebe (Sinai), o monte de Deus. Ali Deus havia falado com Moisés e dado as Tábuas da Lei - lugar sagrado. Tem gente que vem congregar com a Igreja - lugar sagrado - para se esconder do marido/esposa, da família, das covardias, de si mesmo.

1º Reis 19.14 - Autocomiseração:

Elias sentia muita pena de si mesmo ao ser perseguido e ameaçado, por isto foi à caverna do Monte de Deus.

03. Qual é a vontade de Deus?

A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Romanos 12.2).

Devemos aprender as seguintes lições com a vontade Deus na vida de Elias:

Que o Crente não morra nem viva como um tatu:

- 1º Reis 19.5-8 - Mesmo querendo morrer, mesmo no fundo de uma caverna Deus falou ao coração de Elias, Deus ainda queria cumprir seus propósitos através dele. Só vai para a caverna quem quer fugir de tudo e de todos, quando está em crise absoluta e nega o Poder de Deus.

- 1º Reis 19.9 - Deus não nos criou para a depressão: Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a Palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?

Deus está falando com você!

Que fazes aqui, Elias? (coloque teu nome no lugar de Elias)

- 1º Reis 19.11 - O Senhor manda sair da caverna: Disse-lhe Deus: Sai. Não há mistérios, obedeça a Deus, basta sair!

- 1º Reis 19.12 - Quando emprestamos os ouvidos a voz do inimigo não ouvimos a Deus: "cicio" no hebraico, significa murmúrio, algo que não dá para entender.

- 1º Reis 19.11-12 - Note bem o acontece com um homem que vira tatu: - vento que fendia os montes e despedaçava as rochas, terremoto, fogo, e mal percebia que Deus falava com ele; este é o sono hibernal do Crente que aceita a crise, negando o Poder de Deus.

1º Reis 19.13 - Um pouquinho de sensibilidade desperta para o temor a Deus: Não sabia direito o que estava acontecendo, mas pôs-se à porta da caverna e Deus falou com Ele.

1º Reis 19.15-17 - Nossa vocação é para sermos elementos de unção nas vidas das pessoas: "unge a Hazael... a Jeú ungirás... Elizeu ungirás profeta em teu lugar".

1º Reis 19.15-17 - Deus está contra os nossos inimigos, pois Elias ungiu os reis e o profeta Elizeu que por sua vez destruiriam os inimigos de Elias.

1º Reis 19.18 - Deus conserva Crentes fiéis para obedecerem ao comando dos seus ungidos: - 1ª Pedro 5.6-11.

 

Conclusão

Existem crises de origem física que devem ser tratadas por profissionais habilitados, mas crises espirituais e da alma devem também ser tratadas com Deus e com os ungidos de Deus, em obediência e na dependência dos cuidados de Deus, conforme a Palavra de Deus (Tiago 5.14-20).

Nunca se deixe levar pela autopiedade, saiba que para sair de uma crise o primeiro passo só depende de você.

Venha para fora da crise/caverna!

Ouça a voz de Deus!

Nunca permita que o medo e a covardia possam tirar sua vocação de servir a Deus e de abençoar vidas.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 05.10.2014 - Noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse do Casal

·Curso Família Abençoada
·Lençol Sujo
·Inteligência Sobrenatural - Fé
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.026 segundos