Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
COMO BUSCAR O REINO DE DEUS? Lucas 19.1-27 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração - Jeremias 29.13.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.2mb).

Como buscar o Reino de Deus?

01. Procurando ver quem é Jesus.

02. Ouvindo e obedecendo a Jesus.

01. Procurando ver quem é Jesus - V.1-10

Só é recebido por Jesus quem procurá-lo com a humildade de uma criança - Lucas 18.15-17.

V. 3-5 - Zaqueu procurava ver quem era Jesus... subiu a um sicômoro a fim de vê-LO... Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.

Zaqueu tinha, em Jericó, um cargo comparado a um secretário de finanças do município. Ele era um figurão, um nobre, mas quando ouviu falar de Jesus tornou-se como uma criança - só as crianças sobem em árvores; os adultos preocupam-se com a sua imagem. Imaginem que vexame um diretor de finanças da sua Prefeitura Municipal subindo numa árvore para ver alguém importante! 

Quando alguém se humilha, Jesus vê de imediato: "Me convém ficar hoje em tua casa".

V. 5-6 - Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e O recebeu com alegria.  

- Que cena maravilhosa: Zaqueu se humilhou, mas agora estava sendo exaltado na amizade do mestre Jesus (1ª Pedro 5.6).

V. 7 - Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.

- ...murmuravam! Quem se acha justo não necessita Jesus.

V. 8 - Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.

- Quem se humilha muda e provoca mudanças. Com o testemunho de Zaqueu muitas pessoas conheceram o Redentor.

V. 9-10 - Então (após a decisão de Zaqueu), Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

- Quem se humilha tem o favor de Jesus estendido à família, Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

Você tem se humilhado (subir na árvore significa confiar em Jesus, apesar das zombarias) para ver quem é Jesus?

Você já recebeu Jesus na tua casa e toda a tua família recebeu a Salvação?

02. Ouvindo e obedecendo a Jesus - Lucas 19.11-27 Dez minas

Jesus propôs esta parábola, justamente por causa da dureza de coração do povo de Deus: v.7 - Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Estavam odiando a atitude de Jesus por amar a um ser tão desprazível, Zaqueu, o chefe dos cobradores.

Jesus havia declarado salvação não só a Zaqueu, mas a todos os seus queridos, por isto estavam confusos tanto os discípulos quanto os incrédulos.

Notem bem os v.11-13: Ouvindo eles estas coisas, Jesus propôs uma parábola, para esclarecer como funciona o Reino de Deus.

V.11...E lhes parecer que o Reino de Deus havia de manifestar-se imediatamente.

- Eles viam na pessoa de Jesus o candidato ideal para ocupar o trono de Israel e libertá-los da ditadura Romana. Queriam vingança e guerra.

V.12 era urgente esclarecer isso: Então, disse: Certo homem nobre (Jesus) partiu (morreu por nós) para uma terra distante, com o fim de tomar posse de um reino (Mateus 28.18) e voltar. Jesus voltará!

V. 13 Chamou dez servos seus (sua Igreja), confiou-lhes dez minas (1 mina = 100 denários = 100 diárias) e disse-lhes: Negociai até que eu volte (Mateus 25.14).   

- Jesus entregou um pouquinho a cada um, mandou fazer uso daquele dinheiro, esperando fidelidade no pouco.

V. 14 - Mas os seus concidadãos o odiavam e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.

- Concidadãos = Judeus O rejeitaram: João 1.11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

- V. 41-44 - Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação.

Jesus, vendo Jerusalém, chorou por causa desta rejeição, pois, diante de tão grande salvação estavam se perdendo.

V. 15 - Quando ele voltou, depois de haver tomado posse do reino (Mateus 28.18), mandou chamar os servos a quem dera o dinheiro (Romanos 8.34; Colossenses 3.1), a fim de saber que negócio cada um teria conseguido.

Jesus voltará e prestaremos contas de como usamos aquilo que nos confiou.

V. 16-19 - Compareceu o primeiro e disse: Senhor, a tua mina rendeu dez. Respondeu-lhe o senhor: Muito bem, servo bom; porque foste fiel no pouco, terás autoridade sobre dez cidades. Veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco. A este disse: Terás autoridade sobre cinco cidades.

Aleluia! Quem é fiel no pouco, terá autoridade sobre cidades, é uma linguagem figurada para expressar que os fiéis receberão muita autoridade.

V. 20-27 - Veio, então, outro, dizendo: Eis aqui, senhor, a tua mina, que eu guardei embrulhada num lenço. Pois tive medo de ti, que és homem rigoroso; tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste. Respondeu-lhe: Servo mau, por tua própria boca te condenarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tiro o que não pus e ceifo o que não semeei; por que não puseste o meu dinheiro no banco? E, então, na minha vinda, o receberia com juros. E disse aos que o assistiam: Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem as dez. Eles ponderaram: Senhor, ele já tem dez. Pois, eu vos declaro: a todo o que tem dar-se-lhe-á; mas ao que não tem, o que tem lhe será tirado. Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença. - Os murmuradores e os preguiçosos ficarão sem nada, entretanto os fiéis herdarão a parte do infiéis.

Conclusão

Os povos, através dos tempos, têm buscado reinos e deuses fora dos padrões Bíblicos, mas nós temos nas Palavras de Jesus o modo exato de estarmos buscando o Reino de Deus.

Lembrem-se como buscar o Reino de Deus: 01) Procurando ver quem é Jesus; 02) Ouvindo e obedecendo a Jesus.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 30.03.2014 - Noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Jovem

·Vais aceitar o conselho?
·Não é engraçado?
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.027 segundos