Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
CRENTE INTELIGENTE – Hebreus 13.1-17 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Vivemos o tempo dos confrontos pela inteligência; as arenas de combates são os shows da vida real, um modismo onde pessoas usando de suas habilidades intelectuais, proporcionam espetáculos humilhantes de auto-superação, visando superar seus concorrentes. 

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 7.0mb).

 

Este incentivo a concorrência e a superação diária seria um estilo de vida inteligente? Certamente que não, pois, uma pessoa verdadeiramente inteligente potencializa as suas habilidades buscando a sabedoria de Deus, sem humilhar aos semelhantes

Crente inteligente é diferente e, por onde passa, faz a diferença no amor de Jesus. O escritor sagrado está concluindo sua carta com um forte apelo para que os leitores vivam de modo inteligente, sendo agradáveis uns aos outros e a Deus. 

01.   Desenvolve o amor fraternal - v.1-3

Seja constante o amor fraternal. Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos. Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados.

Amor fraternal é desenvolvido exclusivamente entre irmãos, ou seja, entre filhos do mesmo Pai.  O Crente inteligente é constante no amor fraternal e, assim agindo, cresce no amor ao próximo e a Deus.  

Hospedar anjos é uma linguagem Bíblica referindo-se aos mensageiros da Palavra de Deus, os pastores. Os verdadeiros Crentes sabem quando outro irmão Crente pede hospedagem, pois, o Espírito Santo testifica no coração de cada um, portanto, guiados por Deus podemos hospedar até a um irmão "estranho".  

Quantos irmãos, pelo mundo afora, estão encarcerados e carentes do nosso amor e intercessão para fortalecê-los? 

Disse Jesus em João 13.35: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros

02.   Honra o matrimonio - v.4

Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros. 

Honrar o matrimônio é preservar-se da  condenação eterna, pois, quem permanece em desobediência às ordenanças de Deus atrai para si sofrimentos e amarguras nesta vida e após a morte. 

03. Não é avarento - v.5-6

Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com  as coisas que tendes; porque ELE tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?

Crente inteligente não se deixa escravizar pelo dinheiro, sabe que Deus é o provedor de tudo e para todas as suas necessidades. Dá, distribui e ajuda aos necessitados; faz ofertas com alegria, paga o dízimo e vive prosperamente com os restantes 90%

04.   Não se envolve com doutrinas estranhas - v.7-9

Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre. Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam. 

Recebe a pregação e conserva a Palavra Viva na sua memória; aceita ser discipulado para crescer na fé; torna-se um fiel seguidor de Jesus e não dá ouvidos às falsas doutrinas, pois, Cristo e suas Palavras são imutáveis.  

Crente inteligente tem a sua alma lavada na Graça Redentora (v.9) que há em Cristo Jesus, Deus e sua Palavra é o centro de tudo. 

05.   Comporta-se de modo digno de Cristo -
v.10-14

Possuímos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo. Pois aqueles animais cujo sangue é trazido para dentro do Santo dos Santos, pelo sumo sacerdote, como oblação pelo pecado, têm o corpo queimado fora do acampamento. Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta. Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério. Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir. 

Assim como os animais, dos quais era tirado o sangue purificador, eram queimados fora do acampamento (Levítico 16.14 e 27), assim, Jesus ofreu a morte na cruz fora da cidade de Jerusalém (v.11-12). 

Jesus quebrou todo o ritualismo judaico, tornou-se sacrifício e sumo sacerdote, tendo Ele mesmo apresentado o Sangue purificador ao Pai, no Santo dos Santos do Tabernáculo Celestial.  

Comportar-se de modo digno de Cristo significa vivermos com lealdade e santidade, libertos de todos os rituais legalistas, mesmo que isto resulte em perseguições e até tenhamos que perder certos "amigos".  

O que vale é um comportamento diário onde manifestamos o caráter de Cristo, sendo que a libertação de todos os laços terrenos nos conduzirá à CIDADE que há de vir, a Jerusalém Celestial (v.14).    

06.   Sua vida é um sacrifício de louvor a Deus - v.15-16

Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz. 

Deus, em Jesus Cristo, aboliu os rituais de sacrifício de animais, tendo sido o sacrifício único e eterno para purificar todos os pecadores arrependidos. Agora Ele exige que renunciemos os desejos da carne e que as nossas vidas sejam oferecidas de forma inteligente, que é o modo prático de estarmos confessando e louvando a Deus (v.15). 

 A "prática do bem" (v.16) é muito abrangente, pois, fazer o bem podemos entender que é viver na mais completa obediência a tudo o que Deus manda. Ainda reforça a necessidade da constância no amor fraternal, chamando de "mútua cooperação" e que este modo de agir alegra ao coração do Pai.  

07.   É motivo de alegrias aos seus pastores -
v.17

Crentes inteligentes são abençoados e abençoadores, alegrando o coração dos seus pastores.

Obedecei aos vossos guias/pastores e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros. 

 Concordo com a Palavra, é penoso pastorear Crentes insubmissos/rebeldes, eles perdem bênçãos e nos entristecemos com isto.  

Conclusão

Crente inteligente não é avarento; honra o matrimonio, desenvolve o amor fraternal; não se envolve com doutrinas estranhas; sabe comportar-se de modo digno; sua vida é um hino de louvor a Deus; é motivo de alegrias aos seus pastores. 

E daí, eu sou tão inteligente o quanto penso ser?

Inteligência, dentre toda a criação, é um atributo exclusivo da espécie humana; é um sonho de Deus para cada Crente que o SENHOR tem plantado firmemente no coração de cada pastor. 

Crente inteligente é discípulo fiel de Jesus e obedece a tudo o que Ele manda.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel. 

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 19.04.2009 e 04.08.2013 - Noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse do Casal

·Curso Família Abençoada
·Lençol Sujo
·Inteligência Sobrenatural - Fé
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.039 segundos