Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
SANTO LUGAR OU VERDADE – Mesa dos Pães (Pr. Paulino cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

O Santo Lugar representa a alma, o lugar das coisas racionais. Vocês se lembram de Romanos 12.1-2? É ali que preparamos o nosso ser para adorarmos a IAVÉ, o Deus Eterno.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.3mb).

 Todos os mobiliários do Lugar Santo são de ouro puro, fala-nos da Divindade, da Realeza e da Eternidade de IAVÉ, o Deus Eterno e de Jesus.  

 Compartilharemos a Palavra somente sobre a primeira mobília, a Mesa dos Pães.  

 Os Sacerdotes só poderiam realizar os serviços da mesa e receberem este Alimento Santo, o Pão que conduz a Vida, após terem passado pelo Altar de Sacrifícios e terem sido purificados na Água da Bacia de Bronze.  

01. A mesa dos pães da proposição - Ex 25.23-30

 A mesa e os pães eram considerados uma só coisa. Quando se falava de mesa, incluía-se os pães. As palavras "Pães da Proposição" significam "Pão da Presença", pois, está escrito que "Também sobre a mesa da proposição estenderão um pano azul; e, sobre ela, porão os pratos, os recipientes do incenso, as taças e as galhetas; também o pão contínuo estará sobre ela" - Números 4.7 e 2º Crônicas 2.4.  

 Eram um memorial continuo perante o Senhor, lembrando ao Senhor as promessas Dele ao Seu Povo.  

 Era um símbolo da Igreja de hoje, pois, o Apóstolo Paulo chama A Igreja de "um só pão - 1ª Co 10.17: Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão. 

 Cristo e sua Igreja formam um só Corpo - 1ª Co 12.12: Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 

Assim como a Mesa sustentava os Sacerdotes, Cristo sustenta a Sua Igreja e representa-a como pão perante Deus Pai, mediante Jesus Cristo - Jd 24-25.

Jesus deve ser o centro em toda a atividade do Cristão.      

02. Significado dos doze Pães  

A mesa dos pães nos fala do alimento que provém de YHWH, (IAVÈ) o Deus Eterno a fim de saciar nossa fome. Mas o que é o pão? O Pão é a Palavra do Deus Eterno, que nos foi dada a fim de saciar a fome de nossa alma. O Pão também é o próprio Yeshua, Jesus, que disse: Jo 6.35 - Eu Sou o Pão da Vida; aquele que vem a Mim não terá fome, e quem crê em Mim nunca terá sede

Um detalhe interessante é que os doze pães eram colocados em duas fileiras de seis (seis fala do homem - Gn 1.26). Isso fala das doze tribos de Israel e nos ensina que o Verdadeiro Pão que alimenta vem das doze tribos de Israel, ou seja, Jesus vem da Tribo de Judá, da Raiz de Jessé; então, o Pão representa o próprio Deus, Sua Palavra e Jesus, O Salvador dos pecadores.  

03. Mesa Lugar de Alimentação

Não podemos esquecer de que a Mesa dos Pães estava no Santo Lugar e que o Santo Lugar representa a nossa alma, logo, fica bem claro que toda a nossa alimentação espiritual é pela alma (mente/cerebro). 

Os pães da Mesa eram comidos somente pelos sacerdotes e somente no lugar santo podiam comê-lo - Lv 24.9. Estes pães, portanto representam a JESUS O PÃO DA VIDA, o verdadeiro pão (Jo 6.32-35), foi Ele que deu a Sua Carne em sacrifício pelos nossos pecados.  

Pela fé, o Crente alimenta-se de Jesus e vive por Ele, pois disse: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham Vida e a tenham em abundância - João 10.10.  

Alimentar-se de Cristo (Fp 4.6-9; Cl 3.16), recebendo os benefícios do Seu sacrifício na cruz do Calvário, viver no Seu amor e na Sua proteção, é um privilégio exclusivo dos Verdadeiros Crentes.  

Assim vivendo poderemos dizer como Paulo: Gl 2.20 - logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.  

Os doze pães eram asmos, tipos da sinceridade e verdade: Não é boa a vossa jactância (orgulho, arrogância). Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade - 1ª Coríntios 5.6-8. 

Trata-se de uma expressão proverbial. Assim como o fermento penetra toda a massa do pão, a maldade de uma só pessoa corrompe toda a igreja que a consente. 

Cuidado com o fermento do legalismo, incredulidade e religiosidade - Mt 16.6-12; Mc 8.15.  

Como o trigo moído entre as pedras, Jesus foi moído pelos nossos pecados e tornou-Se o Pão da Vida na Santa Mesa da Comunhão Cristã.  

Isaías 53.5: Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.  

Conclusão 

A entrada para a Mesa era só pelo caminho do Altar de Sacrifícios, sem passar pelo Altar, o Sacerdote não podia chegar-se à Mesa; da mesma forma, a nossa comunhão com Cristo depende de ter aceitado o sacrifício de Cristo na cruz como Salvador pessoal.  

Ao redor da Mesa, no Santo Lugar, a família sacerdotal reunia-se, era um momento gracioso e majestoso. Assim deve acontecer com a Igreja de hoje, Crentes com a consciência/alma limpos e Santos, ao redor da Mesa espiritual, sendo Cristo o Pão da Vida, em santa comunhão. 1ª Pedro 2.4-10. 

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel. 

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 07.12.2008 e 05.05.2013 - noite.



 

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Feminino

·Visão de Fé para a Esposa (Pr. Paulino Cordeiro)
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.026 segundos