Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
ATITUDES SÃO DETERMINANTES - Jo 4.1-42 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Jesus tinha um plano de ir até a Galiléia, mas era-lhe necessário atravessar a província de Samaria, caso contrário teria que dar uma gigantesca volta.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.0mb).

Passando por Samaria, foi necessário parar na cidade de Sicar para tomar água, deparou-se com uma mulher que também buscava água, na hora sexta, ao meio dia (v.6). Ali, iniciou-se um diálogo em torno de diferenças e preconceitos referentes a cidadania (v.9) e suas crenças (v.20-23). Ambos tiveram que tomar atitudes determinantes.

Convido você para analisarmos algumas atitudes determinantes, que foram tomadas, neste encontro junto ao poço de Jacó (v.6).

01. ATITUDES DE JESUS

Que maravilha, o Mestre Jesus, passando por terras onde nenhum Judeu passaria, exclusivamente para transformar uma prostituta numa missionária. Aquela vida, escrava da religiosidade, poderia ser salva somente pelo SENHOR Jesus.

  • Palavra de autoridade:

V. 13-14: Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

V. 16: Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; V.

  • Palavra de conhecimento:

V. 17-18: ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.

As atitudes de Jesus levam a mulher a reconhecer Sua autoridade: V. 19 - Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.

Transparência, pois dizia: vem à hora e já chegou! Eu Sou o Messias:  V. 22, 23, 26 - Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo..

As pessoas se calam diante da autoridade de Jesus: V. 27 - Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?

02. ATITUDES DIANTE DA AUTORIDADE DE JESUS

Vemos que a samaritana conhecia a história da fé e sabia tudo sobre Deus e seu povo, mas faltava-lhe uma atitude: parar com a religiosidade e receber as mais profundas verdades da Salvação.

  • Toma posse da promessa e torna-se uma fonte a Jorrar:

V. 14-15 - aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.

  • V. 28a: Quanto à mulher, deixou o seu cântaro

Deixar o cântaro simboliza a renúncia da vida antiga, da autossuficiência, do modo mascarado de dizer que segue a Deus. Ela tinha uma vida mentirosa, pois era uma prostituta e já estava com o 6° homem.

  • Jogar por terra a velha criatura e nascer no Espírito.
  • Abrir mão de tudo o que é errado por amor a Jesus.
  • Deixar o cântaro é entender que a religiosidade mata e prostitui, ela não negava as coisas de Deus, mas não obedecia.
  • Passa a testemunhar: V. 28b-29 e 39 - foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!
  • Tem a alegria de ver os frutos do seu Testemunho:

V. 42 - diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.

Toma uma atitude determinante para Conduzir pessoas a uma experiência pessoal com Cristo.

Conclusão

Aquela samaritana vivia a mesmice da religiosidade, conhecia a respeito de Deus, mas ainda não havia tido um encontro pessoal com o SENHOR Jesus.

Queria falar sobre a História do Povo de Deus, mas a sua vida ainda estava fora da História. Quando ela tomou a atitude de colocar em prática a promessa de Jesus, passou a ser parte integrante da História, sua vida mudou e passou a chamar vidas para o Reino de Deus.

E você, meu irmão, minha irmã, está contando a História ou faz parte da História, ganhando vidas para Jesus?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 16.12.2007 17.06.2012 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Jovem

·Vais aceitar o conselho?
·Não é engraçado?
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.042 segundos