Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
CARÁTER CRISTÃO, COMO FORMAR? – 1ª Timóteo 4.11-16 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

O que é caráter? Índole, qualidade distintiva, propriedades espirituais, morais e intelectuais que distinguem pessoas entre pessoas.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.18mb).

O que é caráter Cristão? Você já viu o sol nascer? No início parece ser uma gigantesca gema de ovo, depois brilha, cada vez brilha mais e mais, até ser pleno dia, assim é a formação do Caráter Cristão; o Espírito Santo vai transformando "a minha vontade" e cada vez mais e mais eu vou manifestando "a vontade de Deus Pai" em Jesus, através de meu comportamento.  

01. Tem um padrão a ser seguido - 1ª Timóteo 4.12

Ninguém despreze a tua mocidade (a tua velhice); pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na Palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.

Deus respeita o indivíduo, mas existe uma "forma" na qual todo o convertido deve ser encaixado, que é o caráter e o exemplo de Cristo.

Na Palavra: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade - 2ª Timóteo 2.15.

No procedimento: Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras - Tiago 3.13 (Gálatas 5.22-23).

No amor: Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas - Mateus 22.37-40 (Deuteronômio 6.5).

Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros - Jo 13.35.

Na fé: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem - Hb 11.1 (Rm 4.17 chama à existência as coisas que não existem).

Na pureza: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento - Filipenses 4.8.

02. Exige dedicação, esforço - 1ª Timóteo 4.13

...aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.

Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele - Mateus 11.12.

Aplica-te à leitura: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra - 2ª Timóteo 3.16-17.

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na Lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido - Salmo 1.1-3.

Aplica-te à exortação: Depois da leitura da Lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação para o povo, dizei-a - Atos 13.15. Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina - 2ª Timóteo 4.2  .

Aplica-te ao ensino: E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo - Atos 5.42. Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus Estatutos e os seus Juízos - Esdras 7.10.

03. Exige cumprir deveres - 1ª Timóteo 4.14-15

Não te faças negligente... Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.

Deus criou o ser humano inteligente, com a capacidade de escolha, é por isto que toda a sociedade humana deve ser norteada por direitos e obrigações.

Não te faças negligente para com o dom que há em ti: Recebemos habilidades preciosas de Deus, cabe a nós fazer bom proveito dos talentos que recebemos ou enterrá-los (Mateus 25.13-25).

Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto: Recebemos de Deus a Sua poderosa Palavra e como filhos da obediência devemos ser cuidadosos e esforçados para que alcancemos sucesso completo.

Você deseja ser bem sucedido? Sim, então seja Crente fiel e cumpra todos os teus deveres!         

Conclusão

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes - 1ª Timóteo 4.16.

Notem bem a conclusão de Paulo a Timóteo:

- Tem cuidado de ti mesmo: Você é templo do Espírito Santo!  Pratique as obras do Espírito e não as da carne (Gálatas 5.22-23 obras do Espírito e Gálatas 5.19-21 obras da carne).

- Tem cuidado da Doutrina: Medite na Palavra e seja cuidadoso para fazer tudo segundo Ela manda, esforça-te, continua nestes deveres!

- Fazendo assim: Vivendo em santo comportamento e piedade, salvarás a ti e aos teus ouvintes.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 08.04.2007 e 25.09.2011 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Masculino

·Razões para não cairmos na ansiedade
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.027 segundos