Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
CARÁTER CRISTÃO – Mateus 25.1-12 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

As dez virgens representam a Igreja aparente, ou seja, representam todos os crentes que vão à Igreja, participam dos estudos nos lares, lêem a Bíblia, entregam dízimos, dão ofertas, fazem caridades, oram em nome de Jesus...

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 2.76mb).

Contexto histórico de Mateus 25.1-12: Naquele tempo era costume o noivo dirigir-se à casa da noiva para recebê-la das mãos dos seus pais; depois, o noivo e a noiva eram acompanhados por virgens e outros convidados até onde aconteceria a celebração nupcial, mas era necessário que cada um tivesse sua lampada e azeite de reserva.

As dez virgens tinham, aparentemente, a mesma esperança: Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo - v.1.

Note bem, num primeiro momento, as dez virgens estão em igualdade de comportamento aparente, até pegaram as suas lâmpadas e saíram ao encontro do Noivo. Aparentemente puras e maravilhosas, representam a Igreja que auto-intitula-se avivada, correm para lá e para cá esperando a vinda de Jesus. Pelas suas atitudes parecem muito ativas, emocionam-se e causam grandes emoções; enchem templos com milhares de pessoas. É um grande frenesi arrebatador à espera do Maravilhoso Noivo. No entanto, Jesus deixa bem claro que há virgens/Crentes de verdade e que, também, existem as falsas que parecem, mas não são. Cinco dentre elas eram néscias e cinco prudentes - v. 2.

E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando - v.5-8.

Vemos que todas as virgens dormiram, mas somente cinco dormiram na presença de Deus e estavam prontas para o Noivo, as demais ficaram fora.

Apocalipse 22.15: Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.   

01. O caráter das virgens néscias - v.3

Néscio quer dizer estúpida/o, insensível, apática/o. As néscias representam todos aqueles querem Jesus, mas não querem ser de Jesus, estão sempre postergando {adiando} os compromissos da fé, com Deus e com a Igreja.

As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo - v.3.

As néscias representam as pessoas que só vivem de aparências e não buscam a provisão Divina. As virgens néscias "tomaram as suas lâmpadas", isto representa a aparência exterior, mas não levaram azeite para as lâmpadas. Uma lâmpada é sempre uma lâmpada, mas é do seu interior que vem a energia geradora de luz, assim deve ser o Crente, pois, só será a verdadeira luz se o Espírito de Deus habitar nele.

As virgens estúpidas pensavam tirar proveito das demais: E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando - v.8.  

Meus irmãos a comunhão é vital para o Cristianismo, mas deve nascer de dentro para fora, é uma experiência pessoal, ninguém é recebido por Jesus se não buscar a santidade pessoal. Cada um deve buscar o "azeite"; a unção do Espírito Santo não pode ser emprestada por pessoas, é doação de Deus Pai. Os estúpidos na fé são secos, não têm o azeite que representa o Espírito Santo e Sua Unção.

Notem bem a auto-suficiência das virgens estúpidas, pois tentaram buscar a solução fora da comunhão: E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta- v.10.

Notamos que elas apenas estavam entre as pessoas santas, mas não sendo santas esperavam conseguir a salvação por meio de recursos terrenos.

As néscias representam aquelas pessoas que são oportunistas e se consideram muito espertas; vivem correndo atrás de adivinhações; fazem muitas rezas (tentar passar a lábia em Deus); não lêem a Bíblia, mas dedicam muitas horas na internete; não se santificam e são rebeldes; sempre estão se sentindo injustiçadas; têm muita comunhão com incrédulos; até examinam o horóscopo diário; evitam a visita pastoral; evitam a comunhão sincera e se irritam quando o Pastor convida para um discipulado libertador. As pessoas que assim agem, na verdade precisam de arrependimento e conversão dos seus maus caminhos.

 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço - v.11-12.

Que palavra dura de ouvir: Não vos conheço!

Esta frase de Jesus lembra-nos o que está escrito em Mateus 7.22-23: Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura (Jesus não cai na lábia dos estúpidos), não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de MIM, os que praticais a iniqüidade. Mateus 25.30: E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

Como está a tua reserva de "azeite"?

02. O caráter das virgens prudentes - v.4

No entanto, as prudentes, além das lâmpadas {abastecidas}, levaram azeite nas vasilhas - v.4.

Prudente quer dizer cautelosa/o, previdente, sábia/o, sensata/o.

As prudentes representam a verdadeira Igreja do Senhor Jesus; são obedientes e tomam todos as cuidados, pois Jesus voltará como Justo Juiz e só receberá os puros.

A salvação das prudentes foi que, além das lâmpadas com azeite, levaram azeite de reserva. Este azeite retrata a sabedoria do Crente na busca do caráter cristão diário para que não caia nas ciladas do diabo e seja luz.

O azeite ao queimar produz a chama que ilumina; o verdadeiro crente tem o caráter moldado no fogo do Espírito, é luz e não envergonha o nome de Jesus (Marcos 8.38).

As prudentes, além das lâmpadas {abastecidas}, levaram azeite nas vasilhas. Levar azeite nas vasilhas significa fazer manutenção diária da fé, ter vida ativa com Deus e sua Igreja: Hebreus 10.24-27 - Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo - 1ªTs 5.23

Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! - v.6. Meia-noite é o momento das mais profundas trevas; o mundo jaz no maligno; vivemos tempos de profundas trevas, somente os prudentes estarão prontos para Jesus. As trevas encobrem a humanidade, você está pronta/o para ver Jesus?    

V. 10... Chegou o noivo, e as que estavam apercebidas (prudentes) entraram com Ele para as bodas; e fechou-se a porta: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade - 2ª Timóteo 2.15.

No Céu não entram crentes penetras, só Crentes aprovados... Fora ficam os cães, os feiticeiros (1º Samuel 15.23 rebeldia = feitiçaria), os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira - Apocalipse 22.15.   

 

Conclusão

Irmãos, eis a igreja visível formada por todos aqueles que se dizem serem Crentes Cristãos, já notaram a diferença, há crentes estúpidos na fé e há Crentes sábios no poder da Palavra e do Espírito Santo.

Os estúpidos pensam que podem dar um jeitinho para entrar no Céu, não buscam o caráter de Cristo (Gálatas 5.22-23).

Os prudentes buscam a provisão diária na leitura da Bíblia, na oração, na comunhão da Igreja, nas boas obras; buscam o Reino de Deus e sua Justiça em primeiro lugar (Mateus 6.33).

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora - v.13.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 01.04.2007 e 18.09.2011 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Masculino

·Razões para não cairmos na ansiedade
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.026 segundos