Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
CONTRA-ATAQUE – Neemias 4.1-15 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Contra-atacar é posicionar-se com autoridade contra o inimigo, partir da defensiva, com base numa estratégia de guerra, para o ataque. Nunca podemos perder de vista que todas as forças atacantes ou contra-atacantes sempre estarão sob um comando.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.72mb).

Neemias (a quem o Senhor conforta) era copeiro do Rei Artaxerxes Longânimo (445 aC). Seu cargo era muito importante e era rico, ele era o preferido do Rei; o copeiro tinha que ser uma pessoa de extrema confiança.

Sabendo da situação deplorável de Jerusalém, orou durante quatro meses (Ne 1.1 e 2.1 de Quisleu a Nisã ou seja, de 15 de novembro a 15 de março) e pediu a Deus que lhe permitisse ir pessoalmente restaurá-la. Deus moveu o coração do Rei que o nomeou Governador de Jerusalém (Ne 2.1-8).

Sua tarefa, delegada por Deus, foi de restaurar a Jerusalém material e espiritual. Ele foi movido por Deus e sentiu a dor de Deus pela situação miserável do povo (Ne 1.3; 5.13-18).

Para reconstruir é necessária genuína fé, pois, o que está abandonado, com muros derrubados, ali os inimigos entram e saem livremente. Esta era a situação deplorável de Jerusalém e podemos dizer que esta é a situação deplorável da igreja nominal de hoje. É hora de reconstruir e contra atacar. É a hora dos Pastores e dos Crentes das Igrejas Locais pararem de INVENTAR COISAS; passarmos a reparar os estragos feitos pelo inimigo e contra atacá-lo sem tréguas. 

01.    O Povo de Deus é atacado pelo inimigo

Esta inimizade é muito antiga, se iniciou quando Adão e Eva deram atenção às mentiras de satanás, caíram em pecado e foram expulsos do Paraíso. Ele ataca de muitas maneiras:

a) Zombaria: O inimigo colocou o trabalho e esforço do povo de Deus como coisa pequena e ridícula. 

Tendo Sambalate (samaritano) ouvido que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus. Então, falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Darão cabo da obra num só dia? Renascerão, acaso, dos montões de pó as pedras que foram queimadas? - Neemias 4.1-2 - Amós 7.12-17.

b) Ironia: Se uma raposa saltar sobre o seu muro de pedras irá derrubá-lo.

Estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muro de pedra - Neemias 4.3.

c) Assalto: Mas, ouvindo Sambalate e Tobias, os arábios, os amonitas e os asdoditas que a reparação dos muros de Jerusalém ia avante e que já se começavam a fechar-lhe as brechas, ficaram sobremodo irados. Ajuntaram-se todos de comum acordo para virem atacar Jerusalém e suscitar confusão ali - Neemias 4.7-8.

d) Desânimo: Mandando os próprios judeus, seus vizinhos, para desanimarem os edificadores.

Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles e os matemos; assim, faremos cessar a obra. Quando os judeus que habitavam na vizinhança deles, dez vezes, nos disseram: De todos os lugares onde moram, subirão contra nós - Neemias 4.11-12.

Como você está com Deus, tem percebido os ataques do inimigo?

02.    O Povo de Deus contra-ataca o inimigo

Vimos que o trabalho do inimigo é abalar todas as estruturas, mas se o nosso General é o SENHOR dos Exércitos, certamente o Povo de Deus contra-ataca usando a estratégia correta. Afinal de contas o Povo de Deus é um povo inteligente que age no Poder do Espírito Santo.

a) Oração:"porém oramos ao nosso Deus

Ouve, ó nosso Deus, pois estamos sendo desprezados; caia o seu opróbrio sobre a cabeça deles, e faze que sejam despojo numa terra de cativeiro. Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite - Neemias 4.4 e 9.

Na Bíblia encontramos muitas exortações a oração, sendo Jesus o maior exemplo: Levantando-se da oração, foi ter com os discípulos, e os achou dormindo de tristeza, e disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação - Lucas 22.45-46.

b) Bom ânimo para trabalhar: O povo tinha bom ânimo para trabalhar (animado/desanimado).

Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar - Neemias 4.6.

Jesus é a fonte do bom ânimo: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; EU venci o mundo - João 16.33.

c) Vigilância e intrepidez: - Intercessores (v.4 e 9): "pusemos guardas dia e noite" (1ª Pedro 5.8-10).

Então, pus o povo, por famílias, nos lugares baixos e abertos, por detrás do muro, com as suas espadas, e as suas lanças, e os seus arcos; inspecionei, dispus-me e disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa - 4.13-14.

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação - 2ª Timóteo 1.7.

d) Unidade e fé: Um por todos e todos por um, sendo O SENHOR dos Exércitos o comandante.

...pusemos guarda contra eles, de dia e de noite ...não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa - Neemias 4.9 e 14.

Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer - 1ª Coríntios 1.10.

Você tem contra-atacado o inimigo ou está sofrendo todo o tipo de humilhação?

Conclusão

E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos e que Deus tinha frustrado o desígnio deles, voltamos todos nós ao muro, cada um à sua obra - Neemias 4.15.

Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em MIM fará também as obras que EU faço e outras maiores fará, porque EU vou para junto do Pai - João 14.12.

Os poderes das trevas se aproveitam das circunstâncias, mas Jesus dá aos filhos e filhas de Deus os meios e as armas da guerra para sermos vitoriosos, que são: Oração; Ânimo para Trabalhar; Vigilância e Intrepidez; unidade e fé.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 24.07.2011 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Feminino

·Visão de Fé para a Esposa (Pr. Paulino Cordeiro)
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.025 segundos