Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
O CORAÇÃO DO OUVINTE – Lucas 8.4-15 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Nesta parábola Jesus mostra exatamente como se comporta o coração (alma/memória) humano em relação à sua Palavra. Este é o sentido da parábola: a semente é a Palavra de Deus.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  (tamanho de 2.76mb).

Você já ouviu muitos sermões, recebeu conselhos Bíblicos e, com certeza, já leu a Bíblia. Será que caiu tudo na indiferença e apatia de um coração muito ocupado com as coisas terrenas? Talvez ficou desejoso de obedecer, mas a Palavra morreu no receio e desconfiança de um coração de pedra? Ou as ansiedades da vida e a impaciência abafaram a Palavra?

O desejo de Jesus é que você esteja obedecendo e frutificando com perseverança.

Nesta parábola Jesus checa o coração humano e mostra como ele está em relação à sua Palavra. A palavra de Deus é uma semente que quando acolhida no coração estará gerando o Reino de Deus na vida de quem a recebe.

A semente do abacate já contém dentro de si um abacateiro completo, assim é a Palavra, contém o Reino de Deus e a sua Justiça.

O Senhor é o Espírito e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (2ª Coríntios 3.17), deixe o Espírito Santo falar com você.

01. Indiferente e apático

A semente que caiu à beira do caminho representa os que ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a Palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos - v. 12.

Como pode o diabo arrebatar a Palavra do coração/cérebro?

O coração do ouvinte indiferente e apático é quando a pessoa não sente atração pela Palavra, é por isso que o diabo rouba facilmente. Como dizem: Entra por um ouvido e sai por outro.

Rouba, já durante o sermão, com muitas distrações (devaneios), até levando a folhar a Bíblia em outros textos, julgando o pastor, seu vocabulário...

Rouba durante a leitura da Bíblia, criticando certos fatos; a linguagem usada pelos escritores sagrados, ou desviando-se em cogitações.

Assim, rapidamente a pessoa não sabe mais o que ouviu ou o que leu...

O coração do ouvinte indiferente e apático é um coração duro e crítico, cheio de "achismos", que dificilmente recebe a Palavra de Deus. Quando recebe é apenas um faz de contas, pois, sua mente não tem espaço e tempo para Deus.

Em plena era da comunicação, podemos comparar o coração/cérebro a uma via Pública, onde transitam todas as influências, se você não cuidar abafam a Palavra.

02. Receoso e desconfiado

A semente que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a Palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam - v. 13.

A semente caída sobre a pedra, recebendo umidade de noite e calor durante o dia, assim, germina rapidamente, mas morre porque não tem onde se firmar.

O coração do ouvinte receoso e desconfiado tem visão superficial dos deveres Cristãos, não é responsável e acha que pode dar um jeitinho na Palavra.

Na hora da provação ou tentação se rebela contra a Palavra de Deus. Na hora da escolha entre o bem e o mal, decide obedecer ao mundo em vez de obedecer a Palavra de Deus. O coração receoso e desconfiado prefere obedecer aos apelos do mundo e negar a Palavra de Deus.

Jesus está dizendo que o discípulo não sobrevive se não aprofundar-se na Palavra, sem raiz morre. Assim como a semente germina sobre a pedra e morre, também a Palavra lançada num coração receoso e desconfiado não surtirá efeitos duráveis. Jesus está ensinando que a Palavra numa mente sem perseverança não surte seus efeitos.

03. Impaciente e ansioso?

A semente que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer - v.14.

Deixa a ira abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal - Salmo 37.8.

O coração do ouvinte impaciente e ansioso não sabe esperar  no Poder Sobrenatural da Palavra de Deus, concentra-se nas coisas do mundo, que por sua vez sufocam a Palavra.

Assim como o espinheiro sufoca a semente germinada e impede produzir frutos, o mundo também impede o crescimento espiritual da pessoa impaciente e ansiosa.

Quantos cuidados do mundo te deixam impaciente e ansioso?

Deus está sendo esquecido por você; teu emprego, amizades, estudos, criticas..., estão sufocando tua vida espiritual?

Você está acumulando riquezas terrenas ou espirituais? Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração - Mateus 6.19-21.

A pessoa impaciente e ansiosa busca os prazeres da vida (Gálatas 5.19-21), mas não acha prazer nas coisas de Deus.

Assim anda o coração do ouvinte impaciente, achando que é Crente, mas na verdade está indo para o inferno.

04. Obediente

A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança - v.15.

Glória a Deus, boa terra! Meu coração tem sido a boa terra?

Tenho retido a Palavra de Deus em meu coração, tenho frutificado?

Reter a Palavra de Deus no coração e frutificar significa ser obediente a Jesus e sujeitar-se ao Poder do Espírito Santo: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei - Gálatas 5.22-23.

Disse Jesus: Não fostes vós que me escolhestes a MIM; pelo contrário, EU vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda - João 15.16.

Quem é obediente a Palavra de Deus prospera: Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido - Josué 1-8.

O coração obediente ajunta tesouros no céu.

Conclusão

Jesus, o Médico dos médicos, acabou de checar o teu coração. E então, como está ele?

Os corações indiferentes e apáticos; os receosos e desconfiados; os impacientes e ansiosos, estão gravemente enfermos e precisam ser imediatamente internados no Reino de Deus para entrarem num rigoroso regime de obediência.       Diariamente devem praticar o exercício da Palavra, com obediência, assim estarão criando raízes profundas em Cristo e frutificando muito (João 15.5 e Mateus 13.23 = 100%, 60%, 30%).

O coração do ouvinte obediente já é saudável por que está seguindo a prescrição do mestre Jesus, o Médico dos médicos. O ouvinte obediente deve ter muito cuidado para não causar prejuízos a si e a Igreja: Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia - 1ª Coríntios 10.12.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 05.06.2011 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Masculino

·Razões para não cairmos na ansiedade
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.029 segundos