Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
PERDIDO OU SALVO? - Efésios 2.1-10 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Nenhuma pessoa gosta de ser considerada "perdida", pois, isto inclui a idéia de exclusão, contrariando o anseio inclusivo de toda a humanidade.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de  3.95M)

O texto exposto apresenta a situação humana antes da salvação e o que acontece quando recebe a Salvação de Deus por meio de Jesus. O Apóstolo Paulo testemunha do que aconteceu na sua vida quando era guiado pelas filosofias deste mundo, contrastando com a Graça da Salvação.

Todas as pessoas são predestinadas a Salvação de Deus (Ef 1.5), entretanto a escolha é pessoal (Rm 10.9), Deus respeita a decisão de cada uma. Recebe a ira de Deus quem escolhe o "curso deste mundo" e recebe a Graça de Deus quem aceita a Salvação proposta por meio de Jesus Cristo.  

01.   O ser humano que vive perdido - v. 1-3

Com certeza, alguma vez você já se achou perdido, especialmente na vida espiritual e certamente sentiu-se muito mal. A pessoa perdida, mesmo tendo boa visão, não enxerga direito; mesmo que tenha diplomas acaba se conduzindo de maneira tola.

Assim vive quem não recebe a Salvação de Deus por meio de Jesus Cristo:

a) Está morto nos delitos e pecados: "estando vós mortos nos vossos delitos (culpas) e pecados (rebeldias)": Refere-se a uma morte moral, correndo o risco da morte eterna, é uma vida sem santidade.

b) Segue os ditames do mundo: "segundo o curso deste mundo": Este mundo é tenebroso e jaz no maligno (1ª João 5.19). Deus manda que as pessoas não tomem a forma deste mundo (Romanos 12.2).

c) É rebelde e escravo do diabo: "segundo o príncipe da potestade do ar (Efésios 6.12), do espírito que agora atua nos filhos da desobediência": Se este mundo jaz no maligno, então este príncipe é o próprio satanás que é rebelde e pai da mentira (João 8.44), induziu Adão e Eva à rebeldia, sendo que agora atua na vida dos rebeldes, que são os filhos da desobediência.

d) É filho maldito: "segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos... filhos da ira (2ª Pedro 2.14 filhos malditos)": A desobediência é fazer a vontade da carne, seguindo as sugestões do diabo plantadas no pensamento é o seu caráter, são contra o Caráter de Cristo e por isto são filhos malditos.

02.       O ser humano que vive na salvação de Deus - v. 4-10

Deus não faz acepção de pessoas (Efésios 6.9), todas são predestinadas para serem salvas através de Jesus e dependem da Sua Graça para receber a Salvação; é por esta razão que o Apóstolo Paulo afirma: Porque pela Graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie - v. 8-9. Paulo, também escreveu a Tito a respeito da salvação, dizendo: Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (Tito 3.5).  

a) Recebe a Misericórdia de Deus e participa da Sua Natureza:

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados - v.1 (Efésios 4.20-25).

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; - v. 4-6.

b) Serve para manifestar as riquezas de Deus:

...para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus - v.7.

c) Continua realizando as obras de Cristo:

Pois somos feitura DELE, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas - v. 10.

Conclusão

Perdido ou Salvo?

E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas - 2ª Coríntios 5.15-17.

Estamos no mundo, mas não pertencemos ao mundo, pois, os verdadeiros Crentes pertencem a um plano espiritual elevado, acima do regime que governa o mundo.

É muito bom e tranqüilizante ter a certeza da salvação, pois, só assim somos úteis no Reino de Deus e aptos para cumprirmos a missão de enviados do Senhor Jesus, o Cristo. E como enviados de Jesus devemos resgatar muitas vidas do poder satânico. Glórias a Deus por ter providenciado a nossa salvação em Jesus!

PERDIDO OU SALVO?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 03.10.2010 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Familiar

·Estudo 07 - Salvação - O que significa Salvação na Bíblia
·Estudo 06 - Salvação - O que significa Salvação na Bíblia
·Estudo 05 - Salvação - O que significa salvação na Bíblia
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.031 segundos