Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
SABEDORIA – Tiago 3.13-18 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

A inteligência está ligada ao conhecimento, ao passo que a sabedoria é a habilidade que a pessoa tem para usar o conhecimento. 

Quem entre vós é sábio e inteligente (conhecedor)? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras - Tiago 3.13

A inteligência sempre passa pela escolha que conduz o indivíduo a obras ruins ou boas, isto é a sabedoria em ação para o mal ou para o bem.

01. Mundana - v. 14-16

A sabedoria mundana, além de não aceitar a sabedoria Divina, fundamenta-se na mentira contra a verdade.

Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do Alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.

Quem se apega exclusivamente na sabedoria mundana, ficando ausente das coisas do Reino de Deus, não tardará por ficar tomado de contendas e amarguras carnais, gloriando-se no vazio do individualismo.

A sabedoria mundana nega os Mandamentos de Deus Pai, bem como os ensinos do SENHOR Jesus; por esta razão é chamada de terrena, animal e demoníaca. A sociedade humana está repleta de confusão, as nações estão em crise e a natureza está em convulsão; tudo isto é ocasionado porque a sociedade humana tem negado a Lei Divina do amor e da mansidão, fugindo do verdadeiro norteador moral que conduz ao equilíbrio.

A ciência do conhecimento sem Deus, mundana, é retrograda e inimiga da humanidade, trazendo um falso progresso com destruição e morte, assim, sendo animal e demoníaca, como afirma Tiago.

Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? - 1ª Coríntios 1.19-20.

02. Divina - v. 17-18

A Sabedoria Divina é um presente de Deus que concede habilidade ao ser humano para usar o conhecimento conforme as Suas Leis e Mandamentos, visando o bem estar pessoal e dos outros.

O Apóstolo Paulo declara: A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria (terrena), mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana (terrena), e sim no poder de Deus. Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam - 1ª Coríntios 2.4-9 (1ª Coríntios 1.26-29).

A Sabedoria Divina frutifica no Poder do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23), ou seja, manifesta o Caráter de Cristo.

A sabedoria, porém, lá do Alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz - Tiago 3.17-18.

Conclusão

Se a Sabedoria Divina é lá do Alto, do Trono de Deus, então a sabedoria mundana é lá de baixo, das trevas e demoníaca.

Você é inteligente e conhecedor de muitas coisas. Quem tem governado a tua inteligência, a sabedoria mundana ou a Divina?

Jesus é o Mestre de toda a Sabedoria Divina ensinada na terra, devemos sempre imitá-LO: E crescia Jesus em sabedoria, estatura e Graça, diante de Deus e dos homens - Lucas 2.52.

Você está crescendo na Sabedoria Divina, conforme a Palavra de Deus?

Se você citar a nossa autoria (Pr. Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 20.06.2010 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Jovem

·Vais aceitar o conselho?
·Não é engraçado?
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.025 segundos