Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
APRENDI A VIVER CONTENTE - Filipenses 4.10-13 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Paulo, quando declara "aprendi a viver contente em toda e qualquer situação" expressa a grandeza da alegria em Cristo, na certeza da vida eterna.

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 2.53Mb)

Contente vem da palavra Grega "autarkes", composta de "autos+arkeo", que comunica a idéia de "estar possuído de força infalível" ou ser "independente das circunstancias externas". Então, viver contente significa adotar um modo de vida com valores elevados; com uma força interior (1ª Coríntios 3.16) capaz de suportar as diversas situações exteriores.

01. Quando humilhado

Aprendi a viver contente quando humilhado, rebaixado, maltratado e inferiorizado. Qual seria a fonte de inspiração para que pudesse dar um testemunho tão forte?

Paulo conhecia muito bem a vida de Jesus e dos Seus seguidores; sabia como Jesus havia sido humilhado até a morte de cruz; ele mesmo havia humilhado e permitido humilhar os seguidores do Mestre Jesus, como foi no caso de Estevão e demais Cristãos (Atos 7.59-8.3): Quando se derramava o sangue de Estêvão, tua testemunha, eu também estava presente, consentia nisso e até guardei as vestes dos que o matavam - Atos 22.20.

Assim como a Igreja do Senhor Jesus nasceu na humilhação, assim, também Paulo nasceu para Cristo num momento de grande humilhação, sendo lançado por terra e ficado cego por três dias (Atos 9.1-27). Ananias relutava em obedecer ao SENHOR para ajudar Paulo, mas recebeu ordem de Deus: ... Vai, porque este é para Mim um instrumento escolhido para levar o Meu Nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois Eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome - Atos 9.10-16.

02. Quando honrado

Antes da conversão ao Cristianismo era chamado Saulo (pedido de Deus), após a conversão passou a ser chamado Paulo (pequeno). Era o que podemos chamar de "figurão", abastado filósofo, com cidadania Romana e Judaica, era membro do Sinédrio (Atos 26.10) e do partido dos Fariseus (Atos 23.6). Saulo era serio, honrado no que fazia e convivia com honrarias sociais e religiosas, por isto afirma saber ser honrado.

Agora ele estava sendo humilhado por aqueles que o honravam, entretanto recebia honraria superior da parte de Deus e Seu Povo, com provisão e livramentos. Por exemplo: a honraria recebida conforme Atos 16.10-13.

Quando tentaram endeusá-lo entendeu que era uma armação maligna para destruir seu trabalho: Quando as multidões viram o que Paulo fizera, gritaram em língua licaônica, dizendo: Os deuses, em forma de homens, baixaram até nós. A Barnabé chamavam Júpiter, e a Paulo, Mercúrio, porque era este o principal portador da palavra... Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles... Dizendo isto, foi ainda com dificuldade que impediram as multidões de lhes oferecerem sacrifícios - Atos 14.11-18. 

03. Com fartura e abundancia

Paulo havia experimentado toda a fartura e abundância no tempo da hipocrisia farisaica, mas, agora estava vivendo outra realidade e aprendeu a viver contente dependendo somente da provisão Divina.

Aprendi a viver contente: Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito. Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus - Filipenses 4.17-18.

Hoje, muitos Crentes estão vivendo com fartura e abundância, mas, insatisfeitos confessam que estão na miséria. Você entende o porquê disto? O erro está em comparar-se com aquele que tem mais.

04.  Com fome e escassez

Paulo aprendeu a viver contente, pois estava bem certo, na sua vida diária com Deus, que mesmo sendo perseguido ou a passando fome, Deus o sustentaria em toda e qualquer situação. Quando a provisão não vinha através da Igreja (Filipenses 4.14-16), ele fazia tendas (Atos 18.3).

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio DAQUELE que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor - Romanos 8.35-39.

O amor de Cristo é insuperável, nada nos detém quando vivemos e nos movemos neste poder e, assim, sempre seremos mais que vencedores.

Conclusão

O sucesso de Paulo estava fundamentado numa vida de serviço Cristão autentico, em toda e qualquer situação, daí a sua autoridade para afirmar: Tudo posso NAQUELE que me fortalece!

Aprender a viver contente é não abrir mão de viver em obediência as verdades libertadoras contidas na Palavra de Deus e do Seu filho Jesus Cristo.

No Cristianismo autentico aprendemos a viver contentes em toda e qualquer situação, pois, a alegria que está preparada, na eternidade, para aqueles que são fieis a Deus supera a todos os acontecimentos terrenos (Isaías 53.11-12).

Meu desejo é que todos aprendam a viver contentes e satisfeitos em toda e qualquer situação, para a alegria de cada um e para Glória de Deus Pai, em Cristo Jesus. Amém!

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 23.05.2010 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Familiar

·Estudo 07 - Salvação - O que significa Salvação na Bíblia
·Estudo 06 - Salvação - O que significa Salvação na Bíblia
·Estudo 05 - Salvação - O que significa salvação na Bíblia
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.026 segundos