Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
ALELUIA, LOUVAI AO SENHOR - Salmo 150 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

O louvor era tão importante para Deus que Ele consagrou uma tribo inteira, a tribo de Levi para os Serviços Sagrados.

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.11Mb)

Na época de Davi 38.000 levitas foram designados para os serviços sagrados no Templo (I Crônicas capítulos 23 a 27), incluía os serviços de louvor, manutenção do Templo e serviços de apoio aos sacerdotes. O Salmo 150 é um hino didático, ensina como fazer o serviço que agrada a Deus.

O louvor é tão importante para a comunhão com Deus a ponto de ter doado o Seu Espírito a cada Crente, transformando-nos no Seu Santuário (1ª Coríntios 6.19 e 2ª Coríntios 6.16). 

Será que temos louvado a Deus através de tudo o que fazemos?

01. Motivos para louvar - v.1-2

Olhe para todos os lados, para si mesmo, para o mais profundo do teu ser e me diga se não tem milhares de motivos para louvar a Deus?

Todas as tuas obras te renderão graças, SENHOR; e os teus santos te bendirão - Salmo 145.10 (10-13).

O louvor, concordância com a grandeza de Deus, só pode ser chamado de louvor quando é feito em forma de adoração a Deus. Ele não aceita o louvor só de "boca pra fora"; Deus é um Ser Totalizante, também não recebe louvor parcial, ou seja, Ele procura adoradores que O adorem de corpo, alma e espírito (1ª Tessalonicenses 5.23).

O louvor liberta das cadeias e amarras malignas.  Louvar é a expressão de amor e tem em si um grito de alegria e vitória, que quebra as amarras do inimigo.  Aleluia! Louvai ao Senhor!

O louvor confirma a grandeza de Deus, os imutáveis atributos do Deus Todo-Poderoso: Onipresença, Onipotência, Onisciência. Louvar é enaltecer, concordar com o Deus Todo-Poderoso que está no infinito, mas, também está aqui na terra, no coração de quem obedece aos seus Mandamentos; é concordar com a Sua soberania como Deus Criador, que fez as coisas visíveis e invisíveis para o louvor da Sua Glória.

02. Instrumentos musicais de louvor - v. 3-5

Algumas Igrejas locais fazem restrições a alguns instrumentos, mas a Bíblia não limita, pelo contrário, ordena usar instrumento de corda, de percussão, de sopro e instrumentos de bronze (cimbalos), ou seja, há uma grande variedade.

A música do Povo de Deus, nos tempos antigos, tinha muitos instrumentos usados exclusivamente para louvar a Deus. Hoje, os instrumentos usados para expressar o louvor estão intimamente ligados a cultura de cada povo, mas, sempre terão as funções citadas na Bíblia.

Cada povo louva a Deus no ritmo com o qual ele se identifica e que naturalmente faça parte da sua cultura. Um índio não louva a Deus com uma harpa, nem com cânticos gregorianos, índio Louva a Deus com instrumentos musicais de índio e com melodias indígenas.

03. Louvai ao SENHOR com a vida - v.6

Quero abordar somente o louvor humano, mas, não podemos negar que toda a criação louva com perfeição ao Deus Criador, pois, existem para a Glória de Deus (Salmo 148 e 135.1-3).

Instrumento poderoso de louvor é a VOZ humana; nossa boca deve sempre confessar louvor. Aleluia é uma palavra que professa a Alegria da Salvação, que traduz vitória (Efésios 5.18-21).

Tudo que sai de nossa boca deve ser uma confissão inteligente de fé no que Deus já fez, está fazendo e naquilo que ainda fará (Romanos 10.09-10; Hebreus 3.1; Hebreus 4.14; Salmo 33.1).

Infelizmente, por causa do pecado, nem sempre a boca/voz tem sido instrumento de louvor a Deus (Tiago capítulo 3).

Também louvamos a Deus com nossas expressões corporais; Davi dançou diante da arca e Mical foi punida ao desprezar este gesto (2º Samuel 6.14-23). Miriam dançou diante do Senhor (Êxodo 15.20-21). Há muitas formas de se louvar a Deus com o nosso corpo. Os judeus, até hoje, celebram festivamente com cânticos e danças. A dança de louvor não é uma aeróbica evangélica. É uma expressão de alegria e de prazer diante de Deus.

Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo - Salmo 47.1. Bater palmas é uma atitude de reconhecimento de valores, expressa alegria e satisfação diante uma verdade ou autoridade.

Devemos louvar a Deus com a nossa vida, com tudo o que somos, temos e fazemos. A vida do cristão deve ser uma forma de louvor contínuo a Deus. Uma pessoa murmuradora, amargurada, derrotada, crítica, não diz "Aleluia" com suas atitudes. Assim, muitas pessoas não louvam a Deus com a sua vida, pelo contrário, se amaldiçoam e amaldiçoam aos outros.

Conforme Salmo 148.1-13, todos os povos devem louvor a Deus: Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; rapazes e donzelas, velhos e crianças. Louvem o nome do SENHOR, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu.

 

Conclusão

Não confunda louvar com cantar louvores: O louvor nasce de uma inteligente gratidão ao único Deus Salvador e deve ser comunicado com liberdade de expressão ao Senhor, seja através de cânticos ou através de nossa vida. O louvor é uma maravilhosa forma de manifestarmos a alegria da salvação. Aleluia! Aleluia! Aleluia!

Louvamos a Deus porque Ele nos ama e nos amou primeiro (João 3.16 e 1ª João 4.19).

Vocabulário

Louvar: elogiar, enaltecer, aprovar, confirmar com elogio.

Trombeta (shophar): Feito do chifre de carneiro.

Saltério e Harpa: Diferentes em tamanho e número de cordas.

Adufes: Tamborins, instrumentos de percussão.

Cimbalos: Feitos de prata ou bronze com sons altos e agudos.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 16.05.2010 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Familiar

·Estudo 07 - Salvação - O que significa Salvação na Bíblia
·Estudo 06 - Salvação - O que significa Salvação na Bíblia
·Estudo 05 - Salvação - O que significa salvação na Bíblia
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.027 segundos