Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
SALVAÇÃO – Atos 16.27-35 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

No sentido geral, salvação significa livramento de situações difíceis, mas, no sentido restritamente Cristão significa livramento do pecado e da morte.

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.27Mb)

É o ato pelo qual Deus livra as pessoas do pecado (Mateus 1.21), de situações perigosas (Isaías 26.1), de opressões (Lamentações 3.26; Malaquias 4.2), de sofrimentos (2ª Coríntios 1.6). Deus, além de livrar, introduz pela salvação, numa vida nova, cheia de bênçãos espirituais, por meio de Jesus Cristo (Lucas 19.9-10; Efésios 1.3,13).

Vemos nesta experiência a Salvação de Deus se manifestando estonteante e arrebatadora (ouça o áudio):

01. Do suicídio para a Salvação - v. 27-32

Paulo e Silas estavam acorrentados ao tronco, orando e cantando louvores ao Deus Redentor, quando a meia noite houve um grande terremoto que a tudo abalou e abriram-se as portas e quebraram-se as cadeias da prisão. 

O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido.

Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!

O milagre do terremoto abalou a estrutura material, porém a atitude dos servos de Deus, não tendo fugido, abalou o coração do carcereiro.

Senhores, que devo fazer para que seja salvo?

O carcereiro estava diante de um acontecimento sobrenatural, promovido pela fé de Paulo e Silas no único Deus que tudo pode. Imediatamente nasceu no coração dele a necessidade de experimentar o sobrenatural e vemos que Deus prontamente usa os convertidos para salva-lo e toda a sua família.

Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

O SENHOR cria oportunidades, cabe aos filhos e filhas de Deus aproveitá-las no poder do Espírito Santo de Deus. Como vemos no carcereiro, as pessoas estão sedentas de uma resposta sincera e verdadeira a respeito da Salvação.

Muitas pessoas estão "suicidando-se" diariamente; o que temos feito para impedir que estas pessoas, bem próximas de nós, caiam na condenação eterna?

02. Quem é convertido obedece a Palavra da Salvação - v.33b

Paulo e Silas aproveitaram a grande oportunidade e pregaram a Palavra da Salvação, havendo Salvação não somente do carcereiro, mas de toda a sua casa.

Senhores, que devo fazer para que seja salvo?

Paulo e Silas ensinaram todo o Plano da Salvação de Deus através de Jesus Cristo, inclusive sobre a importância da obediência aos Mandamentos, despertando neles um forte desejo de serem batizados: A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.

Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado - Marcos 16.16. O carcereiro e seus familiares creram e foram batizados (CRERAM E OBEDECERAM).

Paulo e Silas estavam naquela prisão em obediência a ordem de Jesus de estarem indo e pregando a Palavra de Deus; afinal de contas eles tinham o mais perfeito exemplo, o próprio Jesus que a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. - Filipenses 2.5-11.

Quem é convertido obedece a toda a Palavra de Deus.

Temos sido obedientes como Paulo e Silas, como Jesus?

03. Quem é convertido manifesta a alegria da Salvação - v.34

Com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.

O Reino dos Réus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo - Mateus 13.44.

Aquele carcereiro e sua família manifestavam grande alegria porque haviam encontrado um Tesouro, a Salvação de Deus em Cristo Jesus.

Note bem que para manifestar a alegria da Salvação exige perseverança: Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração - Atos 2.46. 

A alegria da Salvação não se obtém a maneira do mundo com bebidas ou drogas, mas pelo Espírito de Deus: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei - Gálatas 5.22-23.

Você tem manifestado a grande alegria da Salvação?

04. Deus cuida dos mensageiros da Salvação - v. 33a, 34a e 35-36

Paulo e Silas estavam pregando a Palavra na Macedônia e por este motivo foram açoitados, acorrentados no tronco e encarcerados, mas vemos que Deus estava ali cuidando dos mensageiros da Salvação.

Deus cuida dos Seus mensageiros, pois, o carcereiro e sua família ao se converterem passaram a cuidar das feridas de Paulo e Silas.   

Foram supridos pela família do carcereiro que naquele momento já eram da Família de Deus; agora, do açoite para a mesa da comunhão santa com o sustento para as suas vidas sofridas. Naquela madrugada, a família recém convertida ao Cristianismo, manifestando grande alegria, ofereceu um banquete: Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus

Deus vinha manifestando a Salvação na vida de Paulo e Silas, também provê libertação das correntes e da prisão: Quando amanheceu, os pretores enviaram oficiais de justiça, com a seguinte ordem: Põe aqueles homens em liberdade. Então, o carcereiro comunicou a Paulo estas palavras: Os pretores ordenaram que fôsseis postos em liberdade. Agora, pois, saí e ide em paz.

 

Conclusão

A salvação é uma decisão pessoal que inicia quando confessamos a Jesus como SENHOR (Romanos 10.9-10) e deve continuar sendo desenvolvida (Filipenses 2.12-13; 1ª Pedro 2.2), até o fim da vida terrena ou até que Jesus volte no dia do Juízo Final (Mateus 24.13; Romanos 13.11).

Os apóstolos decidiram receber a Salvação por meio de Jesus e através deles muitos e muitos receberam a Salvação, inclusive o carcereiro e toda a sua família.

Senhores, que devo fazer para que seja salvo?

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 09.05.2010 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Masculino

·Razões para não cairmos na ansiedade
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.293 segundos