Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
SERPENTE DE BRONZE – 2º Reis 18.3-4 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Lá no deserto, por ordem de Deus, simplesmente foi chamada de Serpente de Bronze, mais tarde, foi chamada de Neustã, que significa pedaço de bronze.

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.62Mb)

Ser humano, ser humano, sempre querendo brincar de deus, na sua miserável vaidade e desejo de possuir poder, nem pára para pensar no mal que está causando a si, aos outros e ao planeta Terra.

Ídolos, ídolos... pare a humanidade de atribuir culto e poder a criatura, olhe para o nosso Magnífico Criador, o Deus Todo-Poderoso (Romanos 1.25).

Rujam os mares, fendam-se os montes, tremam as terras, mas o Eterno Deus permanece inabalável. Aleluia!

01. A Serpente de Bronze não foi feita para culto - 2 Reis 18.4

Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava - Números 21.8-9.

Agora Deus manda fazer uma imagem, mas Ele havia proibido: Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra... - Êxodo 20.4-7.

A ordem é "não farás para ti", ou seja, não façam imagens para o seu uso. Agora Deus manda fazer uma serpente abrasadora de bronze, com uma ordem bem específica: "todo mordido que a mirar viverá". Conforme a soberana vontade de Deus, a serpente de bronze teve uma função abençoadora somente naquele momento; depois passou a ser apenas Neustã, ou seja, um pedaço de bronze.

Deus não quebrou mandamento, nem criou um amuleto, apenas usou de uma didática adequada para tratar um povo rebelde e murmurador (Números 21.4-9).

Infelizmente, onde está o ser humano ali pode estar a corrupção; provavelmente alguém escondeu esta serpente pensando transformá-la em um poderoso amuleto. O pior aconteceu, pois tempos depois veio a ser objeto de culto e idolatria, mas um homem de Deus, o Rei Ezequias, a despedaçou: Fez ele o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera Davi, seu pai. Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã - 2º Reis 18.3-4.

Como pode um objeto de benção se transformar em maldição?          

Os objetos de benção somente transformam-se em maldição quando o ser humano tenta interferir na soberana e perfeita vontade de Deus. O sobrenatural vem das mãos de Deus e acontece no Seu Tempo e no Seu Modo, mas o ser humano rebelde quer ter o poder em suas mãos; é aí que cria ídolos, atribui-lhes poder, presta-lhes culto, passando a venerá-los.

        Exemplos de idolatria:

Objetos: A cruz onde Jesus foi pregado é símbolo de maldição e não de benção... veja o que aconteceu: A benção está em Jesus que foi condenado em nosso lugar, mas ressuscitou e vive, porém muitas pessoas preferem ter uma cruz ou crucifixo e até mesmo um falso retrato de Jesus como amuletos/ídolos da sorte (Êxodo 20.4). Outros objetos: amuletos; penduricalhos que são colocados no punho ou no pescoço e muitos outros que cada um saberá como identificar.

Pessoas: Pessoas mortas chamadas de santas, assim como a serpente de bronze, apenas foram usadas por Deus enquanto vivas, sendo que qualquer invocação a mortos é necromancia abominável a Deus (leia na Bíblia: Hebreus 9.27; Lucas 16.19-31; Deuteronômio 18.10-12; 1º Crônicas 10.13-14).

Poderia enumerar muitos outros ídolos, mas você já sabe como identificá-los, basta ficar atento e observar se existe alguma pessoa ou objeto o quem você presta culto ou atribui-lhe poder.

02. Uma Serpente de Bronze, por quê? - Números 21.4-9

Deus é o Médico dos médicos e Mestre dos mestres!

Tinha a sua frente umas poucas pessoas fiéis e obedientes, sendo que a maioria rebelava-se e murmurava contra Deus e Moisés. A situação era crítica, estavam morrendo na sua cega rebeldia, necessitavam de cura e ensino.

O porquê da serpente é muito simples, Deus não tem prazer na morte do seu povo, mas seu prazer está na obediência; então, Deus como Médico dos médicos e Mestre dos mestres obteve dois resultados através da serpente: Cura e obediência. Note que só era curado quem fosse até a serpente e atentamente olhasse para ela "todo mordido que a mirar viverá" e "sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava".

Deus ordena que seu povo guarde na memória e conte de geração em geração as suas maravilhas (Isaías 46.9), nunca mandou guardar objetos milagreiros ou fazer culto a mortos. As pessoas e objetos são usados no tempo e no modo de Deus, conforme a sua soberania e não conforme a nossa vontade ou emoções.

Seja exatamente o que Deus quiser e como Ele quiser, não interfira na sua soberana e perfeita vontade.

03. A Serpente de Bronze apontava para uma benção futura - João 3.13-15

Em toda a criação de Deus há coisas reveladas que são para o nosso bem no tempo presente, também há coisas ocultas que pertencem a Deus (Deuteronômio 29.29) e que um dia poderão vir a ser reveladas ou nunca, só pertencem a Deus.

No caso da serpente, a benção no tempo presente foi cura através da obediência, também trazia a mensagem de uma benção futura que seria revelada no Tempo e no Modo de Deus:

Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu. E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3.13-15.

Através de Jesus, Deus revelou a mensagem figurativa da serpente de bronze: "do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado", ou seja, assim como através da serpente de bronze manifestou-se a cura pela obediência, assim, através de Jesus, pela obediência, teremos cura completa (Isaías 53).

Conclusão

Enquanto a humanidade trama maldades Deus cria oportunidades para a Salvação. Preste muita atenção, eis agora a tua grande oportunidade, converta-se dos teus maus caminhos e volte-se para Deus!

Deixe Deus ser Deus na tua vida, homem ser homem, mulher ser mulher, objeto ser objeto, criação de Deus ser criação de Deus e seja feliz com Jesus.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 21.03.2010 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Jovem

·Vais aceitar o conselho?
·Não é engraçado?
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.023 segundos