Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
MORTE, FIM OU CONTINUIDADE? - Hebreus 9.27-28 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Morrendo o homem, porventura tornará a viver?

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.45Mb)

Como as águas do lago se evaporam, e o rio se esgota e seca, assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existirem os céus, não acordará, nem será despertado do seu sono. Que me encobrisses na sepultura e me ocultasses até que a tua ira se fosse, e me pusesses um prazo e depois te lembrasses de mim! Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Jó 14.111-14a.

01.  O que é a morte física?

É a separação entre o corpo e o espírito humano: Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer... antes que... antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu - Eclesiastes 12.1-7.

Depois que a humanidade pecou no Paraíso, rebelando-se contra Deus, as pessoas ficaram sujeitas a morte:

E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás - Gênesis 2.16-17.

No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás - Gênesis 3.19 (Hb9. 27).

Morte física é conseqüência do pecado: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor - Romanos 6.23 (1ª Coríntios 15.21).

02.  A morte física é apenas uma transição para a eternidade

O ser humano pensa ser um excelente negociador e tenta barganhar até com Deus, porém o Deus Eterno e seus decretos são imutáveis. Muitas pessoas acreditam na vida eterna após a morte; outras esperam a reencarnação após a morte; outras cometem barbaridades durante sua vida terrena e afirmam que terão uma chance de purificação no purgatório; outras praticam sacrifícios, fazem rezas pelos mortos, acendem velas, tentando negociar com Deus o bem estar dos falecidos. Será possível mudar o estado dos mortos?

O ser humano, ao morrer, encontra-se com Deus que julgará todos os seus atos, destinando-o para o Céu ou para o Inferno e de lá não haverá retorno:

Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo - Hebreus 9.27.

Para quem morre há uma separação intransponível entre a Terra, o Céu e o Inferno: Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós - Lucas 16.23-26.

03.   O que acontece após a morte física?

O destino eterno dos mortos parece um mistério, mas, para quem lê a Bíblia, tudo fica muito bem esclarecido.

a) Com aqueles que não acreditaram na Salvação e no Juízo de Deus

Uma das maiores enganações do diabo tem sido fazer as pessoas acreditarem que ele e nem o inferno existem. É por esta razão que a humanidade está se destruindo e destruindo o planeta Terra.

Para aqueles que são rebeldes a Vontade de Deus, expressa na Bíblia, após a morte vem a condenação, o Juízo; o Lago de Fogo e tormento eterno:

Condenação: Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado - Marcos 16.16 (João 3.36; João 12.47-48 e Tito 3.11).

Juízo: Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios - 2 Pedro 3.7 (Apocalipse 20.11).

Lago de fogo: Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus - Salmo 9.17 (Mateus 25.41; Marcos 9.43; Apocalipse 20.15)

Tormento eterno: Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama - Lucas 16.24.

b) Com aqueles que recebem a Salvação de Deus e são obedientes

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? - João 11.25-26.

No dia do Juízo Final, dirá o Rei Jesus aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo - Mateus 25.34.

E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo - 1ª Coríntios 15.54-57.

E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram - Apocalipse 21.4.

Conclusão

Morte, fim ou continuidade? Continuidade, no Céu para os salvos em Jesus Cristo e no inferno para os rebeldes ao Deus Criador.

Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos - Mateus 25.31-34 e 41.          

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 14.03.2010 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Infantil

·Pra onde ir?
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.026 segundos