Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
UNÇÃO DE JOSÉ – Gênesis 37 a 45 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

José era bom e puro desde a sua infância, muito amado pelo seu pai terreno e, pelo que vemos na sua história, também era muito amado por Deus Pai.

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 4.14Mb)

O que aconteceu com José se repete em muitas famílias e na Igreja em geral, pois os verdadeiros ungidos de Deus acabam sendo rejeitados, porém Deus é Fiel e Justo, não abandona o seu ungido (mais detalhes no áudio).

Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado - Jó 42.2.         

01. Unção de revelação profética - Gênesis 37.05-11

José era considerado pelos seus irmãos o "queridinho do papai" e isto lhes causava um ciúme mortal. A situação agravou-se quando recebeu visão profética através de sonho, pois, para ser compreendida nem precisava ser interpretada dado a sua clareza.

Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive: Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu. Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras. Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim. Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo.

Nada o deteria, apesar de todas as investidas do inimigo, pois havia nascido um sonhador, um sonhador que sonhava os sonhos de Deus para o seu povo.

02. Unção de prosperidade - Gênesis 39.1-6

Tudo parecia estar contra José, mas nada o deteria, pois, Deus era com ele e nenhum dos seus planos pode ser frustrado, por isto recebeu grande unção de Deus para administrar bens materiais.

O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos, logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha. E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do SENHOR estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo. Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência.

O inimigo dos ungidos de Deus não estava contente com José, outra vez ataca para derrotá-lo usando a própria esposa de Potifar: Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? - Gênesis 39.7-9.

O investimento do mal, através da esposa de Potifar, foi grande contra José e conseguiu sob mentiras lançá-lo na prisão (Gênesis 39.10-20), porém, O SENHOR era com José e lá também prosperou ganhando a confiança de todos: O SENHOR, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro; o qual confiou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere; e ele fazia tudo quanto se devia fazer ali. E nenhum cuidado tinha o carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, porquanto o SENHOR era com ele, e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava - Gênesis - 39.21-23.

Porque será que Deus era com José, de maneira tão poderosa?

03. Unção de sabedoria - Gênesis 41.25-39

Aparências não importam a Deus, Ele vê o coração. José estava condenado pelas leis humanas, porém exaltado pelas Leis de Deus (1ª Pedro 5.6-7). Naquela prisão Deus potencializou sua unção sobre José, rompendo com sabedoria de Deus para revelar sonhos; primeiro dos seus colegas de prisão (Gênesis 40.1-23) e depois para revelar os sonhos do próprio Faraó, mediante o testemunho do copeiro cujo sonho havia sido interpretado e que conforme a interpretação fora restituído ao cargo (Gênesis 41.13).

Faraó mandou chamar a José (Gênesis 41.14) e compartilhou um sonho que o atormentava muito e nenhum dos seus magos tinha sabedoria para interpretá-lo (Gênesis 41.1-8).

Assim começa o diálogo entre José e o Faraó: Este lhe disse: Tive um sonho, e não há quem o interprete. Ouvi dizer, porém, a teu respeito que, quando ouves um sonho, podes interpretá-lo. Respondeu-lhe José: Não está isso em mim; mas Deus dará resposta favorável a Faraó. Então, contou Faraó a José... Gênesis 41.15-17.

José, como todos os sábios do Rei, não sabia como revelar o sonho, porém tinha plena certeza de que a Unção da Sabedoria de Deus estava sobre ele, por esta razão não se impressionou com os elogios do Faraó e simplesmente exaltou a Deus dizendo: Deus dará resposta favorável a Faraó.    

A conversa foi poderosamente reveladora e Deus revelou o seu conceito a respeito de Jose pela boca do Faraó: Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu - Gênesis 41.38-39.

04. Unção de autoridade - Gênesis 41.40-49

José, desde sua infância, foi sendo preparado por Deus em meio a muitas tentações e provações até que estivesse pronto para receber autoridade. Agora, eis a grande oportunidade e assim termina o diálogo entre José e o Faraó: Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito. Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem ninguém levantará mão ou pé em toda a terra do Egito - Gênesis 41.39-44.

Inclinai-vos! A revelação profética dada ao menino José estava se cumprindo.

Todas as revelações proféticas, dadas por Deus, por mais que demorem um dia se manifestam: José era governador daquela terra; era ele quem vendia a todos os povos da terra; e os irmãos de José vieram e se prostraram rosto em terra, perante ele - Gênesis 42.6.

A autoridade que Deus dá ninguém pode retirá-la, ela se cumpre para manifestar a Glória de Deus.

Conclusão

O mundo não tem poder sobre a Unção que Deus dá. Assim como José, as pessoas que agem sob a Unção de Deus são mais que vencedores, no tempo de Deus tudo se cumpre para o bem do Seu Povo; por estrado de seus pés são os inimigos.

O nosso Deus não é um deus de projetos inacabados, queiramos ou não, os seus planos jamais serão frustrados; unção concedida é vitória manifesta, no tempo de Deus.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 21.02.2010 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse do Casal

·Curso Família Abençoada
·Lençol Sujo
·Inteligência Sobrenatural - Fé
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.047 segundos