Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
NOVO NASCIMENTO – João 3.1-10 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Havia um homem chamado Nicodemos (v.1) e continua existindo multidões como ele, todos necessitando de uma conversa secreta com Jesus.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.12Mb)

Se você ainda não teve uma experiência pessoal com Jesus, então, agora mesmo, preste atenção no que vou explicar, pois é a tua grande oportunidade para entender este mistério que mudará radicalmente a tua vida.

Se você já é Crente, então, agora mesmo, cheque a tua vida com Deus e nunca mais duvide do seu grande amor para contigo.

01. Quem entrará no Reino de Deus? - v.2-4

Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.  A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?

Nicodemos era doutor da Lei, conhecia as Escrituras e as profecias, mas não conseguia entender o cumprimento das profecias por causa da profunda cegueira espiritual causada pelas tradições.

Conhecia Isaías 9, 53, 61;

Nicodemos, ao procurar o SENHOR Jesus, já estava se humilhando, mas ainda faltava muita transformação, é possível que tenha se convertido posteriormente.

E disse Jesus: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus - Mateus 18.3-4.

Se não vos converterdes: Para entrar no Reino de Deus exige conversão (Gr. Metanoia), ou seja, arrepender-se de tudo o que praticou contra os Mandamentos de Deus; é realizar uma mudança de direção, sair do caminho que conduz para o inferno e andar no Caminho de Deus que leva para o Céu.

Aquele que se humilhar como esta criança: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar - 1ª Pedro 5.6-8.

O que significa se humilhar?

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz - Filipenses 2.5-8.

02. Como acontece o novo nascimento? - v.5-7

Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.

O que é nascido da carne é criatura terrena e habita na terra, porém o que é nascido do Espírito é assentado nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Efésios 2.4-7), sendo regenerado pelo poder de Deus, portanto passa a pertencer à família celestial (Efésios 2.19-22).

O novo nascimento realiza uma transformação radical: Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas Leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo - Jeremias 31.33 e Hb 8.10.

Importa-vos nascer de novo!!!

Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de Doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. - Rm 6.1-18.

Como acontece o novo nascimento? É uma escolha onde você decide deixar de ser escravo do diabo e tornar-se servo da Justiça de Deus.

03. O que acontece com a nova criatura? - v.8-10

 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?

Primeiramente o Espírito Santo de Deus passa a habitar na vida do novo convertido como cumprimento das profecias (Joel 2.28; Ezequiel 11.19; 36.26) e, como conseqüência, manifestando o transbordante poder do Espírito Santo Deus (Atos 1.8).

Assim como você conhece a árvore frutífera, também é conhecido o verdadeiro Crente: Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?  Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado - 1 Coríntios 3.16-17.

A nova criatura produz o fruto do Espírito Santo de Deus: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei - Gálatas 5.22-23.

O vento sopra onde quer, ou seja, os filhos e filhas de Deus são conduzidos pelo poder do Espírito Santo e manifestam a vontade de Deus através de suas vidas.

Conclusão

Responda as perguntas abaixo:

01. Quem entrará no Reino de Deus?

02. Como acontece o novo nascimento?

03. O que acontece com a nova criatura?

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 03.01.2010 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Infantil

·Pra onde ir?
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.028 segundos