Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
EU SOU – João 15.1-10 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Todos os "EU SOU" pronunciados por Jesus indicam uma condição de vida e um princípio de autoridade que regulam o Reino de Deus.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.87Mb)

Quando Jesus, conforme João 8.28, 58 e 13.19, usa a mesma expressão de Êxodo 3.14, EU SOU (YHWH), está trazendo à luz da verdade os atributos do próprio Deus Pai que LHE conferem eternidade e autoridade para conceder vida abundante e produtividade aos verdadeiros Crentes.

01. Eu Sou a Videira Verdadeira

Quando Ele afirma dizendo EU SOU a Videira verdadeira, deixa claro que existem videiras falsas.

A videira Israel, como nação, perdeu a condição de videira verdadeira (Isaías 5.1-7).

A videira da terra, que é falsa e é formada por todos os incrédulos (Ap. 14.17-20).

A Videira Verdadeira, que é o SENHOR Jesus Cristo, sustenta a todo o verdadeiro Crente aqui na terra e para a eternidade (João 15.5).

O cultivo de parreirais ou vinhas era uma das principais atividades econômicas de Israel. É neste contexto que Jesus aplica o ensino da vida frutífera, Ele pregava no Templo e ali havia como decoração uma lindíssima videira de ouro. Jesus sempre ensina através de exemplos bem conhecidos para que todos compreendam.

A videira de ouro, vista por todos, mesmo sendo lindíssima e valorosa, ainda era falsa e improdutiva, não tinha vida em si mesma, assim acontece com a nação de Israel e com todos os incrédulos.        

Cuidado, existem videiras falsas, ou seja, existem falsos cristos que prometem vida, entretanto, são canais de morte. 

02. Eu Sou o Agricultor (Viticultor)

Agora, no Tempo da Graça, Jesus é a Videira Verdadeira e o próprio Deus Pai é o Agricultor (João 15.1-2).

Disse Deus ao povo do Israel antigo: Eu mesmo te plantei como vide excelente, da semente mais pura; como, pois, te tornaste para Mim uma planta degenerada, como de vide brava? - Jeremias 2.21.

O agricultor tem por tarefa cuidar das videiras ou parreiras, é ele quem planta e poda os ramos para que possam produzir mais frutos. Ele poda todo o ramo que dá fruto, para produzir mais fruto (João 15.2) e se o ramo permanecer bem ligado na videira vai sendo podado até que dê muito fruto (João 15.5). O viticultor remove tudo o que não presta e impede a frutificação; como pequenas partes mortas e até aqueles cachos sem qualidade. Será excluido da Videira o ramo inútil.

Se alguém não permanecer em Mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam - v.6.

A poda é um trabalho que exige muita sabedoria e conhecimento do agricultor. Se o agricultor não souber podar pode danificar uma colheita inteira. Um bom podador passa por um treinamento equivalente ao tempo de um curso superior, pois, exige perfeição para não prejudicar a frutificação.

A videira, com seus ramos, rendem-se ao agricultor porque sabem que a alegria dele será a sua alegria e vice-versa. Assim, devemos conduzir a nossa vida rendida ao SENHOR para que Ele pode todas as nossas imperfeições.

Você tem percebido Deus agir na tua vida, como o agricultor, para podar as imperfeições?

 03. Eu sou o Ramo

Os ramos, sem o tronco são inúteis, servindo apenas para serem queimados (Jo 15-6). O ramo não tem vida própria, sua fonte de vida está na videira.

Os ramos e a videira são muito íntimos, representam a nossa comunhão com Jesus. O ramo será frutífero se permanecer bem ligado ao tronco da videira. A videira lança raízes profundas e busca todos os nutrientes necessários para que seus ramos sejam frutíferos.

Ser um ramo frutífero significa mantermos comunhão com Cristo, através da Palavra e da Igreja, de maneira que o Espírito Santo de Deus tenha total liberdade para moldar a nossa vida.

Sou um ramo frutífero?

O Crente somente será frutífero quando tiver prazer nas coisas de Deus e muitas vezes sentir dor ao ser podado (João 15.2). Os ramos sempre produzem cachos de uva atrofiados (falsos e inúteis) que devem ser podados, sendo que na vida do Crente esta poda acontece através da Palavra e da Santa Comunhão.

Eu estou verdadeiramente ligado ao SENHOR Jesus e Sua Igreja?

Eu sou um ramo da Videira Verdadeira, ou apenas acho que sou?

Conclusão

Se alguém não permanecer em Mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em Mim, e as minhas Palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. Como o Pai me amou, também Eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço - João 15.6-10.

O maior presente é permanecermos em Jesus e Jesus em nós.

O maior castigo é optar pela ausência de Deus na sua vida, ou seja, não obedecer aos mandamentos.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada -08.11.2009 -noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Infantil

·Pra onde ir?
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.026 segundos