Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
LOUCURA OU SABEDORIA? – 1ª Coríntios 1.18-21 (1.17-31) (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Loucura ou Sabedoria? Tudo é muito relativo, depende da fonte em que você bebe ou de quem é o teu mestre.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 2.85Mb)

Loucura quer dizer alienação mental, insensatez, imprudência.

Há um antagonismo entre a sabedoria do mundo e a mensagem da Salvação, cada um é loucura em relação ao outro.

01. A Sabedoria de Deus é loucura para os que se perdem - v.18-20

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus - v.18.

A cruz não tem poder algum, apenas foi objeto de maldição para que se cumprisse a Vontade de Deus, pois, ali Jesus se fez maldito, morrendo em lugar de pecadores. Assim como, no tempo de Moisés, o cordeiro inocente era sacrificado no lugar do pecador, Jesus, o Cordeiro de Deus, morreu na cruz por muitos pecadores.

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente - 1ª Co 2.14.

Para os incrédulos isto é loucura, embotamento mental, pois, estão alienados de Deus, presos a sabedorias filosóficas e psicológicas. Perguntam entre si, como pode um herói morto na cruz da maldição ser o Salvador?

Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.  Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? - 1ª Co 1.19-20 (Isaías 29.13-14).

Infelizmente, vivemos uma época em que a maioria dos Crentes prefere estar lendo livros "devocionais", em vez de lerem a Bíblia; estarem consultando filósofos e psicólogos do que consultarem a Bíblia e ouvirem a pregação da Verdade.

Quanta loucura, quanta perdição?

02. A Loucura de Deus é sabedoria para os que crêem - v.21-31

Loucura para os Judeus, loucura para os estrangeiros, mas sabedoria e justiça de Deus para os que crêem. O Messias prometido, herói tão esperado; agora, morto na cruz, é o Salvador, não parece contraditório?

Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não O conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Mas vós sois DELE, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor - v.21-31.

Em Deus não há loucura nem fraqueza, Paulo usa de irônicas expressões para abater as loucas presunções dos "sábios".

Os Judeus esperavam um poderoso rei para assentar-se no trono de Israel, semelhante a Davi; os gregos e estrangeiros, talvez acreditassem em alguém semelhante a Platão ou Aristóteles. Aos olhos daqueles povos, quanta loucura; um Messias que morreu na impotência e envergonhado; acreditar num Salvador crucificado?

Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles - 1ª Coríntios 3.19.

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais - 1ª Co 2.12-13.

A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus - 1ª Co 2.4-5.

Conclusão

A sabedoria do mundo é loucura para Deus, mas a "loucura" do Evangelho é sabedoria para a Salvação eterna.

Quisera eu me suportásseis um pouco mais na minha loucura. Suportai-me, pois. Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo - 2ª Coríntios 11.1-3.           

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada -30.08.2009 -noite

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Masculino

·Razões para não cairmos na ansiedade
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.026 segundos