Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
TIPOS DE CRENTES – Mateus 25.1-13 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Nesta parábola, Jesus está comparando a vida Cristã a uma solene procissão nupcial, onde as pessoas saem com suas tochas de fogo ao encontro do noivo.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.16Mb).

A parábola não está focada na noiva, mas, no noivo, nas bodas e nos participantes das bodas. A questão é: quem seguirá a tradição e poderá participar das bodas?

Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo - v.1.

Jesus está chamando atenção para a necessidade de preparativos na caminhada terrena para que um dia possamos festejar com Ele no Céu.

Todos nós temos a mesma intenção de irmos para o Céu, mas nem todos tomam os devidos cuidados nesta caminhada rumo ao Céu.

01. Crente imprudente

Notemos bem, Jesus afirma que o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.

A noiva não aparece na parábola, mas sabemos que, segundo a Bíblia, a noiva é uma figura da Igreja do Cristo. O foco está nas virgens, ou seja, em indivíduos para deixar bem claro que a salvação exige cuidados pessoais.

Virgindade, no sentido Cristão, é um estado de pureza e santidade, portanto a virgem imprudente logo deixará de ser virgem, o Crente imprudente se distrai e cai da santidade e obediência a Palavra de Deus.

As néscias (imprudentes e tolas), ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo - v.3. Não levar azeite foi uma atitude pessoal das virgens imprudentes. Está implícito que as imprudentes tinham consciência do risco e, mesmo assim, caminharam para a desventura. Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição - Pv. 1.32.

O azeite é o combustível que mantém a tocha acesa, fala-nos da provisão de Deus para que andemos na Unção do Espírito Santo. As virgens imprudentes não levaram azeite consigo, isto é, os Crentes imprudentes não guardam a Palavra de Deus no coração. O imprudente não alimenta constantemente a tocha da fé com a leitura e a obediência a Palavra de Deus.

Os imprudentes desejam participar do Reino de Deus, mas não andam na Sua presença pela obediência: Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço - v.11-12.

02. Crente prudente

As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.

Vemos que as prudentes, ao contrário das néscias, levaram azeite de reserva para não correrem riscos na procissão para as bodas.

A Palavra de Deus é o azeite que alimenta a chama da fé: Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo - Romanos 10.16-18 (Mateus 4.2-4).

Chegou o Noivo, e as que estavam apercebidas (prudentes) entraram com Ele para as bodas; e fechou-se a porta - v.10.

Somente o Crente prudente entrará na vida eterna, e para isto é necessário viver abastecido com o Azeite da Graça de Deus em Cristo Jesus.

Este azeite é obtido na Comunhão Santa, perseverando em obediência a todos os mandamentos de Deus Pai (Provérbio 2.1-8).

Conclusão

Não importa quando o Noivo virá, devemos preocupar-nos com o nosso estado espiritual para quando Ele vier. Devemos nos livrar de todo o embaraço para que o SENHOR Jesus nos encontre santos e puros.

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora - v.13.

Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento - 2ª Pedro 3.8-9.

Jesus não está preocupado em encher templos, quer vidas cheias da Palavra e do Seu Espírito. Isto acontecendo, você será instrumento do Espírito Santo de Deus para ganhar outras vidas.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada - 31.05.2009 - noite

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Feminino

·Visão de Fé para a Esposa (Pr. Paulino Cordeiro)
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.034 segundos