Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
PROPÓSITOS DA PROVAÇÃO – Tiago 1.1-12 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Costuma-se afirmar que "nesta vida nada acontece por acaso, tudo tem um propósito", assim acontece quando somos provados, à medida que vamos superando as provas Deus vai revelando os Seus propósitos.

Provação é submeter à prova, testar. A provação é aplicada por Deus na vida de Seus filhos obedientes, visando o aperfeiçoamento.

Para compreendermos bem o que é provação devemos entender quando é punição ou tentação: Punição é o ato de punir, castigar ou impor pena. A punição sempre procede de Deus como um corretivo aos filhos rebeldes. Tentação é tudo aquilo que induz ou instiga a fazer o mal. As tentações sempre procedem de poderes malignos, nunca de Deus (Tiago 1.13-15).

É bem melhor sermos  provados do que sermos punidos ou tentados. Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações - Tiago 1.2.

01. Confirmar a fé e produzir perseverança - v.3

O ouro é provado com fogo para ser purificado e apreciado pelas pessoas; assim os Crentes são provados, como que por fogo, para serem apreciados e usados por Deus Pai.

Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.

Fé confirmada é quando somos provados e permanecemos inabaláveis, com firmeza para perseverarmos nas coisas que agradam a Deus, seguindo a Bíblia, sempre confessando a Jesus como SENHOR e Salvador.

02. Alcançar a perfeição - V.4

A perfeição do ouro vem pelo acrisolamento (Pv 27.21), ou seja, é colocado no cadinho e levado ao fogo até que fique puro e alcance a perfeição.

Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

Quando perseveramos, com sabedoria, para superar as provações estamos andando no caminho da perfeição. Jesus é nosso modelo de Homem perfeito, basta imitá-lo.

03. Receber sabedoria de Deus - v.5-8

O aluno, ao fazer uma prova, pensa seriamente sobre aquilo que estudou para obter sabedoria na resposta; da mesma forma, quando Deus prova a nossa fé, precisamos buscar na Sua Palavra sabedoria para superar a provação.

Sabedoria é a qualidade do ser humano que alcança o domínio sobre os pensamentos e palavras, de maneira que venha a comunicar-se refletindo a vontade de Deus como solução para si ou para outros.

A sabedoria é a rainha das virtudes, é compartilhar do conhecimento Divino; ela é transmitida pela comunhão com Deus e sua Palavra, no poder do Espírito Santo. Isto significa que a sabedoria não provém de astúcia humana ou de vasto conhecimento.

Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.   Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.

Você não sabia como alcançar a sabedoria?

Então, leia a Bíblia e peça-a (ore) a Deus, com fé, em nada duvidando, pois, a oração muda as circunstâncias e as pessoas.

04. Gloriar-se segundo a Palavra de Deus - v.9-11

O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva.  Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos.

Tanto o pobre quanto o rico, sem a Glória de Deus, são insignificantes; ambos desaparecerão como erva e flor. Então, que glória há? A glória das pessoas está na sua dignidade, pois, só os dignos de Cristo herdarão a vida eterna.

Disse Jesus: Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas - Apocalipse 3.4.

05. Que o Crente seja aprovado - v.12

Como o homem obtém o genuíno ouro provando-o no fogo, assim Deus separa, como que por fogo, os genuínos Crentes provando-os nas diversas circunstâncias da vida.

Você já viu alguém ser aprovado sem fazer a prova?

Deus é um treinador extremamente exigente, Ele nos ama e, simplesmente, espera que cada um persevere e seja aprovado, pois, não dá provação maior do que possamos suportar. Aos que perseverarem Ele prometeu um premio e quer fazer a entrega pessoalmente.  

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam.

E então, as provas têm sido difíceis? Não se esqueça que só depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida.

Conclusão

Irmãos, as provações, apesar de dolorosas, devem ser motivos de alegrias, pois, este é privilégio exclusivo dos Cristãos. A alegria suplanta a dor da provação, pois, ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã (Salmo 30.5b).

Jesus, por amor a nós suportou os sofrimentos na cruz, e nós por amor a Jesus será que não poderemos suportar as provações?

As provações são somente para os filhos e filhas de Deus. Conforme Romanos 10.9, você já confessou a Jesus como SENHOR e Salvador?

Repita comigo a oração de confissão: Querido Deus, quero ser Teu filho, por isto recebo a Jesus Cristo como SENHOR e Salvador da minha vida e confesso que estou arrependido de todos os meus pecados. Senhor eu quero crescer na fé, prova-me porque quero ser aprovado para receber a Coroa da Vida. Pai inscreva-me no Livro da Vida para que eu seja fiel a Ti por todos os meus dias, em nome de Jesus. Amém!!

           

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada - 26.04.2009 - noite

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse do Casal

·Curso Família Abençoada
·Lençol Sujo
·Inteligência Sobrenatural - Fé
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.031 segundos