Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
O FIM DE TUDO ESTÁ PRÓXIMO – 1ª Pedro 4.7-19 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

O fim de tudo está próximo "e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. E será pregado este Evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim - Mateus 24.12-14.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.9Mb).

O fim de tudo está próximo, mas que diferença faz na vida do Crente? A consciência de estarmos vivendo próximos do fim de tudo faz a diferença na atitude mental, espiritual, para com os outros, no serviço a Deus. Esta consciência dá à vida um temperamento ímpar, fazendo com que o motivo da nossa existência seja manifestar a Glória de Deus.

Devemos viver sempre como se fosse o último dia da nossa existência, assim, momentos maravilhosos estaremos vivenciando e garantido a salvação.

01. Exige ser criterioso - v. 7

Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos... a bem das vossas orações.

O adjetivo "criterioso", no Grego é "sophroneo" que significa ter mente sã, ser razoável, sensível, sério. Trata-se de uma habilidade que as pessoas recebem para distinguir entre o bem e o mal, o verdadeiro e o falso.  

As pessoas criteriosas são aquelas que adotam um estilo da vida diária transparente e que, espontaneamente, comunicam sabedoria vinda de Deus. Ser criterioso eleva as pessoas a um elevado nível de vida, passando a usufruir de toda a prosperidade Divina, com pleno acesso ao Pai Celestial através da oração.

O adjetivo "criterioso" está ligado a "orações", ou seja, só terá uma perfeita comunicação com Deus quem cultivar uma mente sã (Filipenses 4.8). Então, a oração poderosa nasce de uma mente pura, cheia da Palavra de Deus e no poder do Espírito Santo.

O fim de todas as coisas está próximo, portanto, devemos conservar nossas mentes puras, visando sermos achados dignos para a vida eterna com Deus Pai e Jesus Cristo.

02. Exige estar sóbrio - v.7

Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto... sóbrios a bem das vossas orações.

Sóbrio, no original Grego, significa ser "bem equilibrado", "autocontrolado", esta palavra também é aplicada a quem não usa bebida alcoólica.

Para que Deus atenda as nossas orações exige estarmos sóbrios, fugindo da embriaguês proporcionada pelo mundo e direcionando nossas vidas pela Palavra de Deus, a Bíblia.

Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo - 1ª Tessalonicenses 5.8-9.

03. Exige amor intenso para com os irmãos - v.8-11

Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados...

Conforme versículos seguintes, vemos que se refere a um estilo de vida comunitária entre os Cristãos, que são os verdadeiros próximos. Deve haver um amor intenso, com interesse e acolhimento mútuo, que leva o pecador ao arrependimento; daí a expressão "porque o amor cobre multidão de pecados". Tiago 5.19-20 esclarece esta idéia: Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.

O amor entre os irmãos da fé é o canal para a manifestação do amor de Jesus, pois, fomos constituídos atalaias uns dos outros (Ezequiel 3.17-20) e avisamos o pecador para que haja arrependimento; e aí os pecados serão cobertos pelo Sangue de Jesus que verteu lá na cruz.

04. Exige passar pelo fogo - v.12-19

Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos...

Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras - Apocalipse 22.11-12.

O Crente que obedece a Palavra de Deus não deve estranhar o fato de obstáculos surgirem no seu dia-a-dia, pois, na vida dos seus filhos Deus apresenta provações para treiná-los na conquista de valores ainda maiores.

Estarmos preparados para o dia do Juízo Final, segunda vinda de Jesus, exige passarmos pelo fogo como o ouro é provado para que sejam eliminadas as impurezas.

Conclusão

O alvo de tudo é que o Crente, vivendo uma vida conforme os valores elevados do Reino esteja preparado para enfrentar o julgamento no dia do Juízo Final.

Uma pessoa sem critérios e que não é sóbria "compra gato por lebre", ou seja, não tem discernimento na sua conduta espiritual, é vacilante e desorientada, é fria e não aprende com a provação.

O fim de tudo está próximo, inclusive o teu fim. Qual tem sido a tua atitude diante das provações e no amor para com o próximo? 

Você tem percebido esta realidade ou tem sido levado, por modismos, de um lado para outro, como uma pena é levada pelo vento?

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada - 05.04.2009 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Masculino

·Razões para não cairmos na ansiedade
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.025 segundos