Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
O FIM DE TUDO ESTÁ PRÓXIMO – 1ª Pedro 4.7-19 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

O fim de tudo está próximo "e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. E será pregado este Evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim - Mateus 24.12-14.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.9Mb).

O fim de tudo está próximo, mas que diferença faz na vida do Crente? A consciência de estarmos vivendo próximos do fim de tudo faz a diferença na atitude mental, espiritual, para com os outros, no serviço a Deus. Esta consciência dá à vida um temperamento ímpar, fazendo com que o motivo da nossa existência seja manifestar a Glória de Deus.

Devemos viver sempre como se fosse o último dia da nossa existência, assim, momentos maravilhosos estaremos vivenciando e garantido a salvação.

01. Exige ser criterioso - v. 7

Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos... a bem das vossas orações.

O adjetivo "criterioso", no Grego é "sophroneo" que significa ter mente sã, ser razoável, sensível, sério. Trata-se de uma habilidade que as pessoas recebem para distinguir entre o bem e o mal, o verdadeiro e o falso.  

As pessoas criteriosas são aquelas que adotam um estilo da vida diária transparente e que, espontaneamente, comunicam sabedoria vinda de Deus. Ser criterioso eleva as pessoas a um elevado nível de vida, passando a usufruir de toda a prosperidade Divina, com pleno acesso ao Pai Celestial através da oração.

O adjetivo "criterioso" está ligado a "orações", ou seja, só terá uma perfeita comunicação com Deus quem cultivar uma mente sã (Filipenses 4.8). Então, a oração poderosa nasce de uma mente pura, cheia da Palavra de Deus e no poder do Espírito Santo.

O fim de todas as coisas está próximo, portanto, devemos conservar nossas mentes puras, visando sermos achados dignos para a vida eterna com Deus Pai e Jesus Cristo.

02. Exige estar sóbrio - v.7

Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto... sóbrios a bem das vossas orações.

Sóbrio, no original Grego, significa ser "bem equilibrado", "autocontrolado", esta palavra também é aplicada a quem não usa bebida alcoólica.

Para que Deus atenda as nossas orações exige estarmos sóbrios, fugindo da embriaguês proporcionada pelo mundo e direcionando nossas vidas pela Palavra de Deus, a Bíblia.

Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo - 1ª Tessalonicenses 5.8-9.

03. Exige amor intenso para com os irmãos - v.8-11

Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados...

Conforme versículos seguintes, vemos que se refere a um estilo de vida comunitária entre os Cristãos, que são os verdadeiros próximos. Deve haver um amor intenso, com interesse e acolhimento mútuo, que leva o pecador ao arrependimento; daí a expressão "porque o amor cobre multidão de pecados". Tiago 5.19-20 esclarece esta idéia: Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.

O amor entre os irmãos da fé é o canal para a manifestação do amor de Jesus, pois, fomos constituídos atalaias uns dos outros (Ezequiel 3.17-20) e avisamos o pecador para que haja arrependimento; e aí os pecados serão cobertos pelo Sangue de Jesus que verteu lá na cruz.

04. Exige passar pelo fogo - v.12-19

Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos...

Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras - Apocalipse 22.11-12.

O Crente que obedece a Palavra de Deus não deve estranhar o fato de obstáculos surgirem no seu dia-a-dia, pois, na vida dos seus filhos Deus apresenta provações para treiná-los na conquista de valores ainda maiores.

Estarmos preparados para o dia do Juízo Final, segunda vinda de Jesus, exige passarmos pelo fogo como o ouro é provado para que sejam eliminadas as impurezas.

Conclusão

O alvo de tudo é que o Crente, vivendo uma vida conforme os valores elevados do Reino esteja preparado para enfrentar o julgamento no dia do Juízo Final.

Uma pessoa sem critérios e que não é sóbria "compra gato por lebre", ou seja, não tem discernimento na sua conduta espiritual, é vacilante e desorientada, é fria e não aprende com a provação.

O fim de tudo está próximo, inclusive o teu fim. Qual tem sido a tua atitude diante das provações e no amor para com o próximo? 

Você tem percebido esta realidade ou tem sido levado, por modismos, de um lado para outro, como uma pena é levada pelo vento?

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada - 05.04.2009 - noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Feminino

·Visão de Fé para a Esposa (Pr. Paulino Cordeiro)
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.025 segundos