Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
CANDELABRO – Ex 25.31-40 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

O Santo Lugar ou Verdade representa a alma humana, o lugar das coisas racionais. Lembram de Romanos 12.1-2? É ali que preparamos o nosso ser para adorarmos a IAVÉ, o Deus Eterno.

Todos os mobiliários do Lugar Santo são de ouro puro, fala-nos da Divindade, da Realeza e da Eternidade de IAVÉ, o Deus Eterno e de Jesus.

Vimos que na alma nasce a disposição para a Comunhão Santa, agora, estaremos vendo que para a nossa alma só existe uma única fonte de iluminação verdadeira, Jesus, tipificado pelo Candelabro de ouro que era única fonte de luz naquele lugar.

A Menorá (Candelabro de Ouro) é um acróstico de Zc 4.6, que diz: ...Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. A Menorá nos ENSINA QUE tudo o que conseguimos ou fazemos no Reino de Deus deve ser obtido pelo mover do Espírito de Deus; nunca pela força humana ou poderes estranhos ao Reino de Deus.

1. Jesus deve ser o SENHOR e a Luz de nossas almas

Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, Ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo - 2 Corintios 4.6.

O Candelabro, que representa Jesus, era a única fonte de luz no Santo Lugar/alma humana. Era de ouro puro, maciço, foi feito de uma só peça, não fundido, mas sim batido (Ex 25.31). Batido representa os sofrimentos de Jesus pela Igreja (Isaías 53), IAVÉ fez cair sobre Ele a iniqüidade de todos nós para colocá-Lo como SENHOR de nossas vidas.

Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! - Mateus 6.23.

Jesus tem sido a única fonte de luz na nossa alma?

Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz:Todo aquele que Nele crê não será confundido. - Romanos 10.9-11.

2. Jesus é o SENHOR e a Luz da Igreja Viva

O candelabro, em si, é a haste central, mas tem três braços de cada lado, formando uma única peça com sete hastes ou braços. O braço central, que é o apoio dos outros, representa Cristo, os outros representam a igreja.

Jesus confirmou esta verdade, conforme João 15-5: Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Assim como a haste depende do Candelabro nós dependemos de Jesus, sem Ele nada podemos fazer.

Jesus é a Luz da nossa alma e nós, a Igreja, somos a luz do mundo (Mateus 5.14). Assim, o mundo percebe que estamos com Jesus ( Atos 4.13), pois, quando Jesus é a única fonte de luz na nossa alma passamos a iluminar o mundo (Lucas 12.35; Filipenses 2.14-15).

As sete lâmpadas eram tratadas com espevitadeiras, para retirar as sujeiras que poderiam impedir a manifestação da verdadeira luz (Ex 25.38). A sujeira que se criava nas lâmpadas representa aquelas coisas alojadas na alma humana e que não glorificam ao SENHOR.

O sumo sacerdote, todas as manhãs removia as sujeiras das lâmpadas; da mesma forma, Cristo, nosso Sumo-sacerdote, remove da nossa alma o negro carvão do pecado (1ª João 1.9). É necessário submeter-nos a Sua palavra e ao poder do Espírito Santo, assim a luz de Jesus brilhará ainda mais.

Na parábola da dracma perdida, Lucas 15.8-10, vemos a mulher acender a luz e varrer a sua casa a procura da moeda perdida. A mulher representa a igreja, à luz de Jesus, buscando a alma perdida.

3. A Unção que acende a chama do Espírito Santo

O Óleo para o Candelabro (ÊX 27.20) era consagrado e representava a unção do Espírito Santo que foi derramado sem medida sobre Jesus (Lucas 4.18-19).

Cristo foi ungido com o óleo da unção do Espírito Santo  - Atos 10.38. A igreja, como luz do mundo, também precisa deste Óleo especial que mantem acesa a chama na alma, para iluminar o mundo com a sabedoria de Deus.

Para a produção do óleo a azeitona era espremida e esmagada; vemos que Jesus agonizou na cruz, ali verteu o Seu Sangue (Isaías 53.10), mas venceu a morte, voltou para o Céu e enviou o Espírito da Promessa, que é a unção de Poder para todo o Crente (Atos 1.8).

As promessas desta unção são para todo crente. Jo 14.17  o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós (Atos 2.32-33 e 38).

4. O Fruto do Espírito é o ornamento da alma dos Crentes

Numa haste haverá três copos a modo de amendoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro

Assim, o Candelabro estava ornamentado com nove frutos de cada lado, significando o Fruto do Espírito Santo, conforme Gálatas 5.22-23. O Fruto do Espírito Santo representa as nove virtudes do Caráter de Cristo e são estas virtudes que nascem na alma do Crente. As virtudes do caráter de Cristo são ornamentos visíveis na vida dos Crentes, os "braços de Jesus" que iluminam o mundo.

Conclusão

A Menorá era alimentada pelo óleo, e simbolizava a unção do Espírito na vida do Crente, mas o fogo gerado pelo óleo fala da iluminação que precisamos para não nos desviarmos dos Caminhos de Deus.  Era a única fonte de luz no Santo Lugar, isto revela a Palavra de Deus e a Sua vontade como única fonte de luz para a nossa alma.

A Menorá era uma figura de Jesus, A LUZ DO MUNDO, nosso instrutor e guia, pois, Jesus veio e disse: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida - Jo 8.12.

Pr. Paulino Cordeiro - 14.12.2008 - noite

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse do Casal

·Curso Família Abençoada
·Lençol Sujo
·Inteligência Sobrenatural - Fé
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.025 segundos