Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
MEDO – 1ª João 4.18-21 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Há quem diga que um pouco de medo faz bem, mas eu afirmo que o medo é maligno e ladrão do sucesso.

Tentados pelo medo todos somos, entretanto, permanecer acuados pelo medo é para covardes, desprovidos de amor para com Deus, para consigo mesmos e para com o próximo.

Creio que a primeira experiência foi no Paraíso quando o homem pecou, pois, declarou "Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi" (Gn 3.10).

Se amarmos, de fato, viveremos sem medo: No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor - v.18.               

01.O perfeito amor lança fora o medo,

Quem ama acredita em valores superiores, enche a sua memória com planos, projetos, sonhos e emoções cheios de amor e que agradam a Deus (Filipenses 4.8).

Crê na Proteção Divina: Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre - Salmo 121.

Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo. Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exaltará em glória - Salmo 112.7-9.

02.O medo produz tormento

O medo causa grandes alterações na saúde física, mental e espiritual do ser humano. Coisas horríveis estão acontecendo ao nosso redor porque as pessoas estão sendo tomadas por um tenebroso terrorista chamado medo.

A medicina, que é uma bênção de Deus, identifica as consequências do medo como Síndrome do Pânico; Distúrbio Bipolar e outras coisas; prescreve remédios que são paliativos, mas a verdadeira cura começa pela alma e a receita é dada pelo Médico dos médicos, a Bíblia. 

Já ouvimos muitas vezes a afirmativa "Fulano desconfia até da sombra". Que tormento, o medo conduz as pessoas a desconfiarem de tudo e de todos, até de si mesmas!

03.O medo impede o crescimento

Medo é fé negativa, acredita que o pior vai acontecer, logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

O amor edifica para o bem e o sucesso, entretanto, o medo conduz à ruína e ao fracasso.

O medroso tem medo até de amar, pois o amor cria vínculos e responsabilidades; então, permanecerá na penumbra da vida e na mediocridade da alma, será um eterno escravo.

04.O medo afasta de Deus e das pessoas

Os medrosos são a multidão dos excluídos, não pela sociedade, mas se excluem, escondem-se, fogem de tudo e de todos, até de Deus.

Esta história é muito antiga, apenas repete-se: E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi - Gênesis 3.9-12.     

Conclusão

Temos inimigos? Sim, um deles é o medo, que, por sugestão maligna, tenta constantemente instalar-se na mente e no coração (Romanos 12.2).      

Afinal de contas, o medo é um fato, mas o que fazer?

Jesus dá a receita para a libertação do medo: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... Amarás o teu próximo (no contexto Bíblico, próximo são somente os irmãos em Cristo, mas, no sentido humanitário, são todas as pessoas) como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.   

Pr. Paulino Cordeiro - 31.08.2008 - noite

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Desculpe, comentários não estão disponíveis para este artigo.
 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Infantil

·Pra onde ir?
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.044 segundos