Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
LAMENTAÇÃO DE DEUS – Amós 5.1-9 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Deus está lamentando a destruição do Seu povo, estavam desviados dos mandamentos, andando por caminhos de morte, por suas próprias forças, e é neste momento que Ele dá um grito de dor: Buscai-me e vivei!

Toda a lamentação de Deus é pelo desprezo e ingratidão de Seus filhos e filhas, que sem arrependimento, estão arruinados, derrotados, vão de mal a pior, mas não querem viver o convite da Vida.

Deus lamenta, Deus convida, mas a decisão é pessoal.

Nesta lamentação podemos entender um pouquinho do imensurável amor de Deus.

01. Lamentação pela perdição do povo - v.1-4

Ouvi esta Palavra... É uma canção na forma de música fúnebre, Deus vê a Igreja morta, estendida pelo chão.

Israel era a Igreja daquele tempo, mas sabemos que toda a Velha Aliança (VT) era uma figura da Nova Aliança (NT), a Igreja de hoje, portanto também fala para nós hoje.

Restará um remanescente com chances de vida, dez por cento: A cidade da qual saem mil conservará cem, e aquela da qual saem cem conservará dez à casa de Israel - v.3.

A situação é lamentável, restarão apenas dez por cento e a sua oportunidade só terá final feliz se for atendido o apelo de Deus: Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei.

02. Lamentação pela falta de entendimento do povo - v.5-7

Deus sempre ensinou que a salvação não vinha pelo ritual ou pelo local do ritual (Templos e animais), mas por buscar a Deus cumprindo o ritual. As pessoas estavam acostumadas a irem ao templo/igreja somente para cumprirem rituais e não para ouvirem a voz de Deus - v.5.

Deus lamenta dizendo: Parai com isto, estou cansado desta falsidade e hipocrisia; buscai ao SENHOR e vivei, para que não sejais totalmente destruídos, buscai-me com sincero entendimento - v.6. 

Disse Deus pela boca do Profeta Jeremias: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração - Jr 29.13.

Que tristeza, que lamentável: converteis o juízo em alosna e deitais por terra a justiça - V.7.

Juízo, podemos dizer que é uma doce atividade intelectual que determina o modo de viver com entendimento e obediência aos mandamentos de Deus. Alosna é uma erva muito amarga, daí a comparação, pois estavam com a vida amarga por falta de entendimento.

Justiça é o processo que determina quem está certo ou errado, conforme a Lei. A lamentação de Deus é que as pessoas faziam aquilo que "achavam ser justo" ignorando os mandamentos de Deus.

03. Lamentação por ignorarem o Deus Criador - v.8-10

Quando permitimos que Deus seja o nosso conselheiro, muda a nossa sorte e reconhecemos o Deus Criador em tudo, até quando olhamos para as estrelas (v.8).

Sete-estrelo, são as estrelas que formam a constelação de Taurus e Órion é outra constelação. Deus dá luz ao dia e trevas à noite, também, junta as águas no mar e delas faz vaporizar gotículas que são transformadas em chuvas (v.8).

O povo de Deus estava procurando os poderes humanos, de ídolos; olhavam para as estrelas, para o dia e para a noite; olhavam para o mar e para a chuva e continuavam insensíveis ao amor do Deus Criador (v.8). 

Procurai o que faz (Deus tudo fez e tudo faz - v.8)... Na verdade Deus está dizendo Eu Sou o SENHOR de tudo e de todos, porque vocês não me procuram de fato, com sinceridade?

Disse Deus: O Meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento... - Oséias 4.6a.

Buscai-me e vivei! É Ele que faz vir súbita destruição sobre o forte e ruína contra a fortaleza - v.9.

Deus lamenta a atitude da igreja: Aborreceis na porta ao que vos repreende e abominais o que fala sinceramente - v.10. Lamentavelmente, esta era e é a postura de noventa por cento do povo que se dizia e se diz ser de Deus.

Conclusão

Deus lamenta pelos perdidos e rebeldes, nós também devemos, mas não podemos esquecer que Jesus veio e deu-nos a tarefa de evangelizar e fazer discípulos para que muitos sejam salvos.

Devemos sempre clamar pela misericórdia de Deus, pois, será que seríamos capazes de saber quantas pessoas já foram ou irão para o inferno por causa da nossa covardia?

Que a lamentação de Deus não seja por nós!

No amor de Jesus, o Cristo!

Pr. Paulino Cordeiro - 06.07.2008 - noite

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por Paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse do Casal

·Curso Família Abençoada
·Lençol Sujo
·Inteligência Sobrenatural - Fé
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.026 segundos