Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
MEDO E SUAS CONSEQUÊNCIAS - Mateus 14.13-21 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Os discípulos, provavelmente após uma reunião sobre o problema que teriam com tanta gente no deserto e sem comida,  vieram a Jesus para convencê-Lo que mandasse a multidão faminta para suas casas.

Será que estavam preocupados com o bem estar daquelas pessoas? Não!!! Estavam preocupados consigo mesmos, pois estavam ficando famosos com aquele  espetáculo de milagres e maravilhas e perceberam que a qualquer momento poderiam ser acusados pela própria multidão por estarem sem água e sem comida.

Eles conheciam muito bem sobre a rebeldia do povo conduzido por Moisés, durante quarenta anos, no deserto. O que fariam para manter a multidão sem o risco de uma furiosa rebelião? Quem poderia conte-los?

Este evento ocorreu logo após a decapitação de João Batista (Mateus 14.1-12) e eles facilmente aceitaram a sugestão do "medo",  deixando invadir seu coração a imaginação e o terror sugeridos pelo maligno.

Cuidar daquela multidão era algo assombroso, de fato os discípulos estavam com medo. Quando não buscamos o poder de Deus e não olhamos para o Mestre Jesus, ficamos cegos, não visualizamos a provisão Divina e agimos com falsos recursos:

01. Desculpa esfarrapada, dissimulação - v. 15.

Com certeza, tremendo de medo, chegaram a Jesus, com palavras ensaiadas, dizendo: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer.

Realmente queriam passar a conversa, do diabo, em Jesus, mas esta tentação já era bem conhecida, pois Ele era constantemente tentado por satanás. O diabo apenas estava sugerindo pela boca dos discípulos: Jesus, você está numa enrascada, livre-se desse povo, eles só querem os teus milagres, Você não tem poder para conduzi-los...

O medo transforma o homem em escravo do "inimigo", cega o entendimento a ponto de não perceber que  está agindo com falsidade.

Um lido discurso, feito por um medroso, não passa de uma desculpa esfarrapada para fugir do compromisso e do serviço Cristão, evitando o  envolvimento um pessoal.

Jesus desmascara a falsidade, a desculpa esfarrapada cai por terra,  ordenando: Não precisam retirar-se: dai-lhes, vós mesmos, de comer. Na verdade Jesus está dizendo: Quem está comigo está com Deus, então o problema é nosso, resolvam, não se acovardem!

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação - 2ª Timóteo 1.7.

02. Desafeto humanitário - v.21

Ali estavam, no deserto, cinco mil homens, mulheres e crianças. Com sede, fome e desabrigados. Vejam só o que o medo e a covardia faz, quanto desafeto por parte daqueles Crentes, não é assustador?

Aquela multidão, formada por homens, mulheres e crianças, eram povo de Israel e irmãos segundo a Lei. A cegueira leva o ser humano a tomar atitudes cruéis e irresponsáveis. Como poderiam negar socorro àquelas pessoas desorientadas que buscavam a solução Divina para as suas vidas? O medo de se expor no serviço, dependendo exclusivamente do sobrenatural de Deus, causa cegueira e insensibilidade para com o sofrimento dos outros.

Assim diz o Espírito Santo através de Tiago, irmão de Jesus: Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? - Tiago 2.15-16.

O medo cega e faz o ser humano pensar somente em si mesmo, achando-se no direito de agir com egoísmo e covardia para proteger-se.

Na verdade os medrosos dissimulam, fazem um jogo com as palavras tentando enganar a si mesmos, à sua liderança e assim livrarem-se dos problemas e das pessoas.

Diante daquela apatia pelo sofrimento da multidão, Jesus, sabiamente responde: dai-lhes, vós mesmos, de comer - v.1.6b.

Certa vez disse Jesus:  Porque tive fome ... tive sede ... era forasteiro ... estava nu ... enfermo ... preso...  Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?  E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes - Mt 25.35-40.

03. Só vê o problema, não vê quem dá a solução - v. 17

Os olhos dos discípulos, diante das multidões famintas e sedentas, estavam cheios de terror, pois o medo impedia-lhes a percepção de que estavam diante de Jesus, operando milagres e maravilhas.

Medo é fé no diabo, crendo que o pior pode acontecer, em vez de crer que Deus tudo pode por meio do Seu filho Jesus Cristo, o Pão da vida. Olharam para cinco pães e dois peixes e concluíram que estavam numa situação perigosa, não olharam para quem poderia livrá-los daquele problema.

Na verdade o perigo estava dentro deles, o medo, por isto não podiam visualizar a solução. Jesus é a solução, mas, olhavam para as multidões como um problema e não viam a  maravilhosa oportunidade de testemunhar do grande amor de Deus, por meio de Jesus.

Os medrosos são egoístas e o mundo passa a girar em torno dos seus próprios umbigos. O medo impede de enxergar um novo horizonte, só vê o seu umbigo, rouba a autoridade de levantar os olhos para Céu e clamar: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR que os céus e aterra fez!!!

O belo argumento dos medrosos é uma perigosa cilada para impedir as manifestações do poder de Deus: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer (até dá impressão que fizeram uma reunião e ensaiaram as palavras) ... Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.

O perfeito amor lança fora todo o medo: Então, ele disse: Trazei-mos. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios - v.18-21.

Há um provérbio popular, muito verdadeiro, que diz: "pouco com Deus é bastante". Jesus fez literalmente cumprir-se este ditado, pois, apenas alguns pãezinhos e peixes serviram para alimentar milhares de pessoas.

CONCLUSÃO

Quando os crentes deixam o espírito de covardia tomar conta de seus pensamentos estão impedindo a Obra da Salvação. Em vez de realizarem grandes feitos, no poder do Espírito Santo, apresentam desculpas esfarrapadas, com gestos de enorme desafeto humanitário e não olham para quem resolve até os problemas impossíveis, Jesus, o Cristo.

Apesar de nossas fraquezas vemos que Jesus dá o exemplo, sempre cria novas oportunidades, encorajando-nos a erguermos nossos olhos para o Céu e  a recebermos Poder do Altíssimo Deus para enfrentarmos e solucionarmos todos os problemas e crises.  Aleluia!!

                    Pr. Paulino Cordeiro - 12.08.2007 - noite

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse de Filhos

·Tem Pão Velho?
·Deus quer tudo!!!
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.030 segundos