Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
O LUGAR DO TRONO DE DEUS – 1ª Co 3.16-23 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

No Tabernáculo (HABITAÇÃO DE DEUS), a Glória de Deus estava presente, Deus habitava no meio deles, mas não habitava no ser humano, o Espírito de Deus vinha sobre eles quando era necessário. Os rebeldes eram fulminados pelo poder de Deus.

Agora o Espírito Santo diz: Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado - 1ª Co 3.16-17. Hoje, a Glória de Deus está dentro do crente e "Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá".

O Tabernáculo de Moisés era dividido em três partes:

a) Átrio, chamado de Caminho, onde eram oferecidos os sacrifícios no Altar de Bronze, ali também tinha a Bacia de Bronze, onde era feita a purificação;

b) Santo Lugar, chamado de Verdade, era o lugar de comunhão na Mesa dos Pães, só havia uma fonte de luz, o Candelabro e tinha um lindo Altar Dourado, onde era queimado incenso a Deus;  

c) Santos dos Santos, chamado de Vida, ali havia uma gloriosa mobília que era o Trono da Glória de Deus, a Arca da Aliança com o Propiciatório.

Altar de Bronze aponta para Jesus, o  Cordeiro sacrificial pelos nossos pecados;  a Bacia de Bronze com a água purificadora representa a purificação pela Palavra de Deus; a Mesa dos Pães aponta para a comunhão na Carne de Jesus; O Candelabro com suas sete lâmpadas aponta para Jesus, com a Igreja, como a única fonte de Luz para o mundo; o Altar de Incenso representa a oração e intercessão do justo, Jesus o nosso intercessor; a Arca da Aliança com o Propiciatório, ali fica o Trono de Deus, representa a soberania de Deus e a Sua Justiça, aponta para Jesus, o nosso Sumo Sacerdote, o único que tem poder para interceder pelo pecador.

Jesus veio para cumprir a Lei e disse: Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida (Eu sou o Tabernáculo de Deus na terá); ninguém vem ao Pai senão por mim - Jo 14.6. Com estas Palavras Jesus mudou a história do povo de Deus, Ele cumpriu todos os rituais da Lei, estabeleceu o Trono de Deus dentro de todo aquele  que Nele crê. Daí em diante o tripé do ser humano: corpo, alma e espírito, passou a ser o Tabernáculo de Deus.

01. O corpo passou a ser o Átrio, chamado de Caminho - 1ª Co 3.16-17

Átrio era a parte externa do Tabernáculo de Moisés, o corpo é a parte externa do ser humano.

O corpo é lugar de sacrifício: Rm 12.1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. O animal não tinha vontade,  mas o ser humano tem inteligência e deve escolher, o nosso caminho até Deus é via sacrifício.

Gl 2.19-20 - Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.                

Rm 6.4-6 - Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos.      

02. A alma passou a ser o Santo Lugar, chamado de Verdade

O Santo Lugar era a primeira sala do Tabernáculo em si, pois a Tenda era formada pelo Santo Lugar e pelo Santo dos Santos, assim é com o ser humano, internamente temos a alma e o espírito.

A alma é lugar para ser depositada a sabedoria de Deus: 1ª Co 3.18-20 Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos. Mt 24.4 Vede que ninguém vos engane.

Lugar de transformação: Rm 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente (alma), para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Fp 4.8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (alma).

Lugar de comunhão: 1ª Jo 1.6-7  Se dissermos que mantemos comunhão com Ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.     

03. O espírito humano passou a ser o Santo dos Santos, chamado de Vida, onde Deus habita

Gênesis 2.7  Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra (FEZ O CORPO) e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida (DEU-LHE ESPÍRITO), e o homem passou a ser alma vivente (DEU-LHE INTELIGÊNCIA PARA CORRDENAR O CORPO).

Deus, quando doou espírito ao homem, colocou uma miniatura da Sua essência dentro de cada um de nós.

Gênesis 1.26  Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... Números 23.19  Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? João 4.24  Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.     

Conclusão

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se estou unido com Cristo e o Espírito de Deus habita em mim, então eu posso dizer que está em mim está o Caminho, a Verdade e a Vida.

O nosso Deus é Deus de vivos e não de mortos, pois em Jesus, o Cristo, ressuscitamos para a vida eterna e no dia do Juízo seremos chamados, com corpo glorificado, para vivermos eternamente com o Pai.

Pr. Paulino Cordeiro - 03.06.2007 - noite

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Jovem

·Vais aceitar o conselho?
·Não é engraçado?
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.038 segundos