CONDUTA DO CRENTE – 1ª Pedro 5.5-11

| 12-04-2018

A conduta do ser humano determinará sucesso ou fracasso, felicidade ou infelicidade, salvação eterna ou perdição eterna. 

Esta carta de Pedro está entre as Cartas Gerais e o Apóstolo dirige um apelo a todos os Crentes, "rogo", isto demonstra sua preocupação, pois, a conduta do Crente é fator determinante para uma vida vitoriosa ou fracassada.

O Apóstolo Pedro, no poder do Espírito Santo, está ensinando aquilo que aprendeu com o Salvador e Mestre Jesus. 

01. Seja humilde com as pessoas e com Deus

O ser humano, por mais bondoso que seja, tem soberba no coração; a soberba só é vencida quando nos dispomos, com humildade, a obedecer a Deus por meio dos Seus Mandamentos e através dos líderes que Ele coloca para nos guiar.

Seja humilde com as pessoas: Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a Sua Graça - 1ª Pedro 5.5.

Seja humilde com Deus: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte. - 1ª Pedro 5.6.

Humilhar-se nas mãos de Deus é declarar dependência total, nada fazer sem a direção de Deus. Se formos verdadeiramente humildes, seremos verdadeiramente exaltados, pois, Deus é fiel e cumpre as Suas promessas.

Conduta comunitária e familiar: 1ª Pedro 3.8-12 - Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.

02. Confie somente em Deus Pai

Todos os nossos incômodos, também incomodarão ao Pai, se estivermos em obediência e confiarmos sinceramente, porque Ele quer livrar-nos de toda a ansiedade.

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós - 1ª Pedro 5.7.

A ansiedade rouba a comunhão das pessoas, com Deus e Sua Igreja, induz à solução dos problemas com as suas próprias forças.

03. Esteja consciente da luta espiritual

A maior vitória do diabo, através dos tempos, está em levar os Crentes a ignorá-lo ou a acreditarem que ele não existe. Muitos crentes pensam que podem viver pecando sem caírem no domínio das trevas.

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge (pressão) procurando alguém para devorar - 1ª Pedro 5.8.

Quando o Crente vive sóbrio e vigilante, no Poder do Espírito Santo, sem embriagar-se com as coisas do mundo, pode sentir o "fedor" do diabo e seu barulho em derredor, como faz um cão raivoso e ameaçador.

04. Resista ao diabo, firme na fé

Só resiste numa corrida quem tem preparo, senão fracassado e exausto cai; assim é na luta espiritual, não podemos ignorar o diabo, devemos resisti-lo, firmes na fé, para derrotá-lo.

Resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo - 1ª Pedro 5.9.

Só poderá resistir ao diabo quem estiver firme na fé, e só estará firme na fé quem tiver uma conduta obediente (Tiago 4.7-8) e agradável a Deus (Romanos 12.1-2).

Tiago 4.7-8 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.

Romanos 12.1-2 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Conclusão

Deus Pai, demonstrando o Seu grande amor por nós, enviou Seu Filho, Jesus, para ensinar-nos o verdadeiro comportamento que nos conduz no Caminho da Salvação.

Colocando em prática este apelo do apóstolo Pedro, com súplica, sendo lavados no Sangue de Jesus, certamente seremos grandemente beneficiados: Ora, o Deus de toda a Graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ELE mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém! - 1ª Pedro 5.10.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 19.04.2008 e 16.09.2012 e 07.04.2018.