NÃO SABES, NÃO OUVISTE? Isaías 40.28-31

| 03-06-2017

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento - Isaías 40.28.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 14.2). 

Não sabes, que Deus com seu Poder, fidelidade e justiça, move-se no universo, fazendo-se presente na vida de cada pessoa e retribui segundo as suas obras? 

Não sabes, não ouviste que Deus é fiel e justo?

Nenhuma situação deve nos amedrontar, se Deus é por nos quem terá algum poder contra nós? Nada, absolutamente nada poderá nos fazer mal sem a permissão de Deus. Ele é incansável cercando com grande amor a todos os seus filhos e filhas.

01. Que só Deus pode verdadeiramente fortalecer

Isaías 40.29 - Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

Deus é a fonte de todo o poder, tudo vem DELE e tudo volta para ELE.

Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força - 1º Crônicas 29.11-12.

Veja o que Deus faz pelo seu povo - 1º Samuel 2.4-11: O arco dos fortes é quebrado, porém os débeis, cingidos de força. Os que antes eram fartos hoje se alugam por pão, mas os que andavam famintos não sofrem mais fome; até a estéril tem sete filhos, e a que tinha muitos filhos perde o vigor. O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo. Ele guarda os pés dos seus santos, porém os perversos emudecem nas trevas da morte; porque o homem não prevalece pela força. Os que contendem com o SENHOR são quebrantados; dos céus troveja contra eles. O SENHOR julga as extremidades da terra, dá força ao seu rei e exalta o poder do seu ungido.

Onde você tem buscado o teu fortalecimento, na intelectualidade, no dinheiro, no emprego, em rituais místicos?

Só Deus pode verdadeiramente fortalecer, Ele multiplica as forças física, intelectual e espiritual.

02. Que a força dos jovens é ilusória e passageira

Os jovens cada vez mais estão aprofundando-se na ilusão do poder da juventude. A força dos jovens somente será bem aproveitada se houver humildade para receber a sabedoria de Deus, através dos mais velhos e experientes.

Isaías 40.30 - Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem.

Os jovens, nas ilusões do seu vigor, estão indo como bois para o matadouro e multidões morrem nas loucuras do dia a dia, sem Deus. Vejam as notícias de acidentes com veículos, crimes, quadrilhas, drogas, etc. e verão que a maioria das vítimas são jovens. Jovens desocupados e desorientados não sabendo usar suas forças estão "tombando" diariamente.

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua Palavra - Salmo 119.9.

A força do jovem não está na flexibilidade de seu corpo, nem na sua propensa inteligência, somente será forte, de verdade, se andar conforme manda a Palavra de Deus.

03. Que Deus fortalece aos que esperam NELE

Os que esperam no SENHOR sabem que só Ele pode fortalecer e não agem pela força humana, como muitos que caem desfalecidos.

Isaías 40.31 - Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Elias, após ser alimentado por Deus, andou pelo deserto durante 40 dias e 40 noites, até Horebe, o Monte de Deus (1º Reis 19.8), também, correu por aproximadamente 25 km na frente do carro do Rei Acabe (1º Reis 18.46); Jesus foi fortalecido por Deus, durante quarenta dias e quarenta noites, no deserto e venceu a satanás (Lucas 4.1-2); Daniel foi fortalecido por Deus (Daniel 10.17-19) e muitos outros, que esperam no SENHOR, têm sido fortalecidos até aos dias de hoje.

 Os que esperam no SENHOR, muitas vezes até poderão sentir-se sem forças, sem animo para caminhar ou correr e sem conseguir decolar nas asas da fé, entretanto, isto será apenas uma luta momentânea, pois, o SENHOR estará renovando-os e fortalecendo-os para grandes vitórias.

Conclusão

Não sabes, não ouviste que Deus fortalece aos que NELE esperam?!

Sinto-me na força do SENHOR Deus; e rememoro a tua justiça, a tua somente. Tu me tens ensinado, ó Deus, desde a minha mocidade; e até agora tenho anunciado as tuas maravilhas. Não me desampares, pois, ó Deus, até à minha velhice e às cãs; até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e às vindouras o teu poder - Salmo 71.16-18.

Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo - 1ª Coríntios 15.57.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 04.10.2009 e 20.05.2017.