COMO SABER A VERDADE? - João 14.1-6

Pr. Paulino Cordeiro | 08-04-2013

É possível confiar naquilo que as pessoas afirmam ser a Verdade, como saber a Verdade?

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 4.4mb).

Jesus afirma Eu Sou a Verdade, mas como saber a Verdade? Em Verdade, em Verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus - João 3.3.

A Verdade é libertadora, pois quem aceita a Verdade de Jesus é feito nova Criatura e passa a fazer parte do Reino de Deus (Jo 3.6-7).

1.  Jesus é a Verdade libertadora 

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha Palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará - João 8.31-32 

Existem muitas pessoas que se dizem Crentes, sem ler a Bíblia, mas se a Bíblia é a Palavra de Deus, a Verdade; então, como alcançar a libertação sem conhecer a Verdade? 

Desperta, ó tu que dormes, é a hora da Verdade! 

2.  Jesus é o testemunho da Verdade

Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da Verdade. Todo aquele que é da Verdade ouve a minha voz. Perguntou-lhe Pilatos: Que é a Verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum - João 18.37-38. 

Pilatos perguntou a Jesus: Que é a Verdade? É o princípio exato; a conformidade do que se diz com o que é; a qualidade pela qual as coisas se apresentam tais como são.

Muitas pessoas criam falsas verdades no mais profundo de sua alma e combatem a Verdade se apoiando em ditames extra Bíblia. Exemplo: a) Afirmar que dízimo era coisa do Velho Testamento. E como ficam as Verdades afirmadas por Jesus, conforme Mateus 23.23, Marcos 12.17 e outros esclarecimentos? b) Afirmar que a Bíblia foi inventada por homens, por isto contém erros; c) Afirmar que para ir para o Céu basta ser bom, fazendo caridades; d) Afirmar que é bobagem estar indo na Igreja todas as semanas, Deus está em todos os lugares, e muitas outras afirmativas falsas que todos os filhos e filhas de Deus conhecem.  

Jesus é o testemunho da Verdade, se não segui-LO estaremos perdidos. Disse Jesus: João 8.12 - Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. 

3.  Em Jesus somos escolhidos de Deus 

Deus nos escolheu antes da fundação mundo para a adoção de filhos por meio de Jesus Cristo. 

Efésios 1.3-5 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu Nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade. Quando aceitamos que somos escolhidos de Deus acontece o novo nascimento e passamos a ser templo do Espírito Santo do Deus Criador (1ª Co 3.16 e Rm 8.9).  

4.  Jesus é a expressão da Verdade ética (ciência da moral) 

Jesus é a Verdade ética do homem, bastará imitá-Lo para que nunca erremos. Jesus viveu numa conduta espiritual e comunitária expressando as Verdades do Reino Celestial, e isso foi tão evidente a ponto que a Sua condenação não foi sentenciada pela Lei Romana, mas pelos falsos religiosos. Jesus combina, em Si, a perfeição para que, imitando-O, alcancemos a Vida Eterna (1ª Coríntios 11.1 - Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo).  

5.  Jesus é a materialização do Ser Supremo, o Deus Único 

Jesus, sendo o Deus Todo-Poderoso, fez-se homem para libertar as pessoas das falsas religiões e da escravidão maligna.  

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de Graça e de verdade, e vimos a sua glória, Glória como do unigênito do Pai - João 1.1-3, 14 

Nele Habita corporalmente toda a plenitude de Deus, e seguindo a Verdade de Jesus não cairemos em contos de falsas doutrinas. 

Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, Nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade - Colossenses  2.8-9. 

Conclusão  

Jesus é a Verdade Libertadora que há séculos vinha sendo profetizada. Jesus é a Verdade que veio e disse: Eu vim para fazer a vontade de meu Pai; libertar os prisioneiros dos poderes malignos; restaurar a Verdadeira visão espiritual; quebrar as cadeias que aprisionam multidões nas trevas espirituais e revelar a Verdadeira Graça de meu Pai. Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir - Lucas 4.16-21.  

Esta verdade já se cumpriu na tua vida? 

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  
    Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 08.11.2008 e 07.04.2013 - noite.