INSATISFAÇÃO

| 09-03-2011

A insatisfação é um estado permanente ou crises de descontentamento consigo mesmo, com Deus, com outras pessoas ou coisas.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato - MP3(tamanho de 2.48mb).

Insatisfação é algo tão terrível que prefiro definir como um "buraco negro" na alma, que neutraliza todas as oportunidades de contentamento.

Sua origem é psicológica ou espiritual? Esse mal certamente é de origem espiritual!

Quando o povo de Deus foi liberto da escravidão, no Egito, toda aquela geração pereceu no deserto porque constantemente estavam insatisfeitos e a murmurar. Todas as pessoas murmuradoras são rebeldes e negam a providência Divina, por estas razões acabam "morrendo no deserto".  

01. É um poder maligno que invade a alma

A insatisfação é sintomática, nota-se ausência de paz com Deus, e quanto mais a pessoa se afasta de Deus, mais insatisfeita fica com tudo e com todos. Quer fazer tudo, porém faz tudo atrapalhado, é como uma "barata tonta" ou como um "avião sem piloto".

Judas, irmão de Jesus, define bem o comportamento dos insatisfeitos: Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros - Judas 16.

Judas Iscariotes era um insatisfeito, isto foi tomando conta dos seus pensamentos e começou a roubar da coleta para o sustento dos doze (João 12.4-6), condenou a boa obra de Maria de Betânia para com Jesus e finalmente foi dominado pelo poder maligno: Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze - Lucas 22.3.

O Apóstolo Paulo é um grande exemplo de pessoa satisfeita com Deus e com sua vida, resistia a todas as tentações: entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo - 2ª Coríntios 6.10.

A insatisfação é uma semente maligna plantada pelos poderes das trevas na alma das pessoas com o fim específico de destruir vidas e relacionamentos.

02. Destrói o individuo

As pessoas insatisfeitas são inconstantes, não têm paz interior, conseqüentemente não têm paz com as demais pessoas e com Deus. Vivem constantemente dominadas pelos seus sentimentos negativos, são pessimistas e derrotistas.

A insatisfação causa muitos prejuízos ao indivíduo pode até levá-lo ao suicídio, como foi caso de Judas Iscariotes: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se - Mateus 27.4-5.

A Bíblia dá o seguinte conselho aos murmuradores insatisfeitos: Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados - Lamentações 3.39.

Acã tinha tudo, comunhão com Deus e seu povo, tinha a terra prometida, entretanto vê-se que estava insatisfeito e rebelou-se contra uma ordem de Deus: Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que EU lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram - Josué 7.11 (contexto Josué 7.1-15).

Já parou para identificar em que área de tua vida a insatisfação está atacando? 

03. Causa danos ao próximo

É a insatisfação que destrói vidas, casamentos, famílias; estraga relacionamentos no trabalho, na vizinhança, na escola, na faculdade, na Igreja. Enfim, por onde passa uma pessoa insatisfeita ali vai ficando seu rastro de destruição.

A insatisfação é um canal aberto para os poderes das trevas causarem danos a muitas pessoas, às instituições em geral e às nações do mundo; é um conflito interno que leva as pessoas a realizarem greves e guerras.

A insatisfação (descontentamento e murmuração) destruiu uma geração inteira do povo de Deus: Dize-lhes: Por minha vida, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes; não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num - Números 14.28-30.

Lembre-se de que a insatisfação pessoal também afetará o teu próximo e até multidões; assim como pela insatisfação de uns poucos murmuradores, toda aquela geração que saiu do Egito foi contaminada e todos morreram no deserto.

Conclusão

Os insatisfeitos são ansiosos; querem resolver tudo, mas, não resolvem a sua própria vida com Deus; julgam a tudo e a todos, mas, não julgam sua inconstância e seus próprios atos inconseqüentes.

Não deixe o desejo de progredir transformar-se em insatisfação, pois, o progresso prospera fundamentado na gratidão pelo que a pessoa já tem.

Arrependa-se do pecado da insatisfação e tenha vida abundante, mude sua atitude mental: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento - Filipenses 4.6-8.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada -06.03.2011 - noite.