QUEM ENTRARÁ NO DESCANSO? – Hebreus 4

| 02-08-2008

O ser humano, depois do pecado no Paraíso, recaiu sobre ele a maldição da fadiga (Genesis 3.17), por isto é que sempre está buscando um descanso.

Quanta canseira, pois, há momentos em que tudo parece enfadonho e cansativo!

Tenhamos fé, portanto, resta um repouso para o povo de Deus - v.9.

01. Não entrarão os rebeldes à Palavra de Deus- v1-8

A rebeldia é algo abominável aos olhos de Deus, Ele não permitiu que aquele povo de coração duro entrasse na terra prometida, a Canaã onde corria leite e mel.

Hoje, o mundo é o deserto e a Canaã é o Céu, onde Deus habita. Assim como os rebeldes morreram no deserto, hoje os rebeldes perecem e não chegam à Canaã Celestial.

Deus adverte para que a Igreja não siga o exemplo de incredulidade de Israel, mas que busque o descanso com fé e obediência.

02. Entrarão os obedientes à Palavra de Deus - v. 9-13

Os filhos e filhas de Deus, apesar das fadigas terrenas, descansam nas promessas de vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor.

a) É uma promessa - v.9-10 e João 3.16

Deus é fiel para cumprir todas as promessas, desde que sejamos obedientes a tudo o que Ele manda: Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu - Josué 21.45.

b) Devemos nos esforçar para não cairmos em rebeldia - v.11

Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.

Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele - Mateus 11.12.

c) Devemos viver cientes de que nada escapa aos olhos de Deus - v.12-13.

Quando nos expomos à Palavra de Deus e aceitamos como regra de fé e conduta, somos esquadrinhados e nada fica escondido. Sabemos que os olhos do Deus Vivo estarão sobre nós, por onde andarmos e vendo tudo que fizermos.

Então, ela (Hagar) invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para Aquele que me vê? - Gênesis 16.13   

Conclusão

Só existe uma maneira de entrarmos no descanso eterno, achegemos-nos a Jesus: Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna - v.14-16

Pr. Paulino Cordeiro - 27.07.2008 - noite